09/11/17

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 09 de novembro de 2017. Nº 3.742

Debate discute PEC 47 e a autonomia da Universidade

Será realizado nesta sexta-feira, às 14h, no auditório do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, 10/11/17, o debate “Autonomia financeira da Universidade (PEC 47) e os impactos no desenvolvimento regional”. O debate terá a participação do deputado federal Wadih Damous e do deputado estadual Waldeck Carneiro, além de representações da Reitoria, Associação dos Docentes da UENF (ADUENF) e Associação dos Pós-Graduandos da UENF (APG).

Defesa da UENF tem apoio do bispo de Campos

Dom Roberto, ao lado do professor Carlos Rezende (esquerda), do reitor Luis Passoni, e da senhora Maria Valéria (Foto: ADUENF)

O bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, se comprometeu a participar da luta em defesa da UENF, em reunião realizada em sua residência oficial na última quarta-feira, 08/11/17. Participaram da reunião o reitor da UENF, Luís Passoni; os professores Carlos Eduardo de Rezende e Marcos Pedlowski (representantes da Associação de Docentes da UENF-ADUENF) e a senhora Maria Valéria Pires, que vem liderando um movimento de pais e alunos em defesa da Universidade.

Veja mais informações no site da ADUENF.

II Seminário Regional do PIBID terá participação de bolsistas da UENF

O II Seminário Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Região Sudeste / I Seminário Estadual do PIBID, que será realizado de 16 a 18/11/17, na UFRJ, terá a participação dos bolsistas do PIBID/UENF dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Química, Matemática, Biologia e Física.
Segundo a coordenadora do PIBID/UENF, professora Eliana Crispim, o evento discutirá questões concernentes à política de formação de professores, mais especificamente assuntos que abordam o Programa na tecedura desta política. Serão realizados grupos de trabalhos com discentes e docentes das variadas Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Sudeste a fim de apresentar um panorama dos trabalhos realizados pelo PIBID, do período de 2014-2017.

Entre os trabalhos que serão apresentados no evento, estão os 21 resumos dos alunos da UENF:

1) A atuação do Pibid Física como motivador escolar no Ensino Médio do Colégio Estadual Nilo Peçanha – Bruna Rangel Gonçalves

2) Metodologias Interativas: a importância do uso de TDIC na colaboração do ensino aprendizagem nas aulas de Física – Rafaela de Carvalho Menezes Medeiros

3) A contribuição da Biologia na Educação Física: conhecimento do corpo – Laiza Fernanda Quintanilha Ribeiro

4) Aplicação de atividade prática sobre o movimento retilíneo uniforme com materiais de baixo custo e construção do mapa conceitual – Julie Pereira

5) Aplicação de ferramentas interativas como estratégia de ensino envolvendo Elementos de Circuito Elétricos – Helvis Lennon Soares Fontoura

6) Aplicação de recursos interativos para o ensino de física – PIBID UENF – Marcelo Antonio Caio Moreira MOREIRA

7) O PIBID da UENF e a influência surtida no interesse dos estudantes nas ciências exatas com ênfase em Física – Wagner Henrique Ferreira Viana de Oliveira

8) O processo do ensino interdisciplinar entre ciências e matemática – Amanda Lúcia Pereira Machado da Silva

9) O Software Geogebra como ferramenta de ensino para o estudo de funções polonomiais do Segundo Grau – Mariana Silvério França

10) Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017: relato de uma experiência do PIBID Física – Rosa Maria de Alvarenga Leandro Oliveira

11) Plano Inclinado: a Prática Experimental como ancoradouro para a aprendizagem significativa – Cassiane Souza do Vale Lessa

12) A busca pela implantação da inovação nos métodos de ensino dos futuros docentes utilizando o programa Modellus e QR code – Laiani Campos da Silva

13) A utilização de infografia multimídia como metodologia de ensino para construção do conhecimento e estimulação da autonomia do aluno – Josimary dos Santos Cordeiro Soares

14) Feira Interativa no Processo de Construção do Conhecimento Científico – Alzira Suellen Kalil Pereira de Freitas

15) O teste ABC: em prol do desenvolvimento das habilidades necessárias para o processo de aprendizagem. – Jéssica Cristina Álvaro de Oliveira

16) Tecnologia: incentivo ao aprendizado por meio do jogo Perguntados Matemática – Tatiana Corrêa Campos Barreto

17) Uso da experimentação para o ensino de ciências sobre calor de forma interdisciplinar e contextualizada – Ana Flávia Loureiro Martins Nascimento

18) Utilização de Modelos Moleculares como ferramenta de auxílio ao Ensino de Química – Thaís Gomes do Nascimento

19) Uso de espécimes em conservação molhada no trabalho de educação no ensino fundamental acerca de Platelmintos e Nematelmintos – Renata Bandeira Gomes

20) O PIBID como propulsor no processo ensino-aprendizagem com experimentos físicos de baixo custo – Cláudio Ribeiro Neves Júnior

21) O uso dos mapas conceituais utilizando o ambiente virtual do núcleo de construção de objetos de aprendizagem (NOA) numa aula de cinemática – Samuel Morais Oliveira Júnior

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira