07/11/17

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 07 de novembro de 2017. Nº 3.741

Reitoria da UENF recebe vice-consulesa do Canadá

O reitor da UENF, Luís Passoni, recebeu na tarde da última segunda-feira, 06/11/17, em seu gabinete, a visita da vice-consulesa do Canadá, Raphaëlle Lapierre-Houssian, que também exerce o cargo de gerente de Desenvolvimento de Negócios e Educação no Consulado Geral do Canadá. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de parcerias entre a UENF e universidades do Canadá voltadas ao intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.
Também participaram da reunião a vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto; a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues; e o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palácio. Confirmando o interesse da UENF em estabelecer parcerias com as universidades canadenses, o reitor lamentou o fim do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.
– Vínhamos em uma trajetória muito boa quanto à internacionalização de nossos alunos. O Ciência sem Fronteiras era uma experiência única no mundo, mas, com o seu término, a intensidade de nossas trocas ficou muito prejudicada – disse, acrescentando que, no contexto atual, as possibilidades de internacionalização estão mais acessíveis aos alunos de pós-graduação.
Após uma explanação da pró-reitora Rosana Rodrigues sobre os diversos Programas de Pós-Graduação oferecidos pela UENF, Raphaëlle quis saber que áreas seriam específicas da Universidade, não havendo programas na capital. Rosana informou que o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF é o único no Estado do Rio. A pró-reitora também destacou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, bem como as áreas de engenharia e ciências humanas.
– A UENF tem uma peculiaridade, que é o fato de nossos estudantes se engajarem na pesquisa desde o início dos cursos de graduação. Os alunos começam a vida acadêmica fortemente atrelados a uma linha de pesquisa – disse a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki, ao dar informações sobre a área de Graduação na Universidade.
A consulesa se propôs a fazer os primeiros contatos com as universidades canadenses. Para tanto, foram elencadas três áreas: Petróleo e Gás, Agronomia e Meio Ambiente. Segundo Raphaëlle, a expectativa é que as conversas avancem no decorrer do ano que vem, visando à implantação das parcerias até o início de 2019.

Professora lança livro nesta quinta-feira

Como parte da programação da Semana Acadêmica da UENF, a professora Maria Clareth Gonçalves Reis, do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, lança nesta quinta-feira, 09/11/17, às 19h45, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o livro Mulheres, negras e professoras: suas histórias de vida.
O livro tem como objetivo principal dar voz às narrativas de mulheres negras, professoras que atuam no ensino superior. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa, optando pelo uso da história oral, por compreender que esse método melhor atende aos objetivos propostos. A discussão que permeia toda a obra parte das entrevistas realizadas com cinco mulheres que se autodeclararam negras. Elas falam sobre os processos de constituição de suas identidades raciais, de gênero e de classe, mostrando como essas identidades foram se construindo numa sociedade compreendida como racista.
– Espera-se contribuir com o presente livro com o avanço dos debates, hoje mais necessários do que nunca, de tão complexa questão que diz respeito à mulher negra, às relações de gênero e de classe na sociedade brasileira, discussão fundamental por princípio, sobretudo em uma época como a atual, em que os avanços nos parecem estar constantemente ameaçados – diz a autora, que coordena o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da UENF (NEABI).

Parabéns aos alunos na abertura da Semana Acadêmica

Ao abrir na noite de segunda-feira, 06/11/17, a Semana Acadêmica da UENF, a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki, parabenizou os alunos por conseguirem realizar um evento de alto nível num período de “crise”. O evento, que tem a coordenação geral da Pró-Reitoria de Graduação, é organizado pelos alunos de graduação dos diversos cursos da UENF, com a participação dos coordenadores dos cursos.
– Essa experiência vai ajudar muito todos vocês quanto forem profissionais – disse Marina.
O reitor da UENF, Luís Passoni, também destacou o empenho dos estudantes, lembrando que este ano não houve apoio financeiro da Faperj, como nos anos anteriores.
– A greve dos professores e dos técnicos também é um problema que se reflete na organização. Organizar um evento desse porte em condições adversas é uma oportunidade única de crescimento – afirmou.

Abertura da XV Seagro

A Semana Acadêmica é composta de ciclos de palestras, minicursos e visitas técnicas que acontecem em núcleos específicos, de cada curso, e um núcleo comum, organizado diretamente pela PROGRAD, sempre tratando um tema atual e relevante para todo o corpo discente. Na manhã de ontem, também foi aberta a XV Semana de Agronomia da UENF (Seagro), com a realização de um café de abertura na Casa Ecológica.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .