27/10/17

Campos dos Goytacazes (RJ), sex-feira, 27 de outubro de 2017. Nº 3.738

Feira de Ciências no Jardim São Benedito neste sábado

Evento integra a programação da Mostra de Extensão IX UENF-IFF-UFF e I UFRRJ, iniciada terça-feira
Uma boa oportunidade para a comunidade conhecer um pouco mais sobre as atividades científicas e de extensão das universidades públicas de Campos ocorre neste sábado, de 10h às 17h, no Jardim São Benedito. Como parte da Mostra de Extensão IX UENF-IFF-UFF e I UFRRJ, será realizada uma Feira de Ciências no Jardim, com apresentação de trabalhos científicos e de extensão das quatro instituições participantes.
Aberta na última terça-feira, 24/10/17, a Mostra realiza hoje, às 18h, no Centro de Convenções, a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados. Em seguida, haverá um coquetel de encerramento. A última mesa-redonda do evento ocorre das 10h30 às 12h30, e vai abordar o tema “Cultura e Inovação”. E, como parte da programação paralela da Mostra, ocorre hoje, durante todo o dia, o II Encontro de Empresas Juniores do IFFluminense, no auditório da TEC Campos.
A Mostra de Extensão integra a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sendo realizada em todo o País. O tema deste ano é “A matemática está em tudo”.  Veja mais detalhes, bem como a programação completa, no site do evento.

Inscrições para Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais

Serão abertas nesta segunda-feira, 30/10/17, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB/UENF), nos níveis de mestrado e doutorado. As inscrições poderão ser feitas até 29/11/17. Veja aqui o Edital e aqui o cartaz, com mais informações.
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UENF obteve na última avaliação quadrienal da Capes o conceito 6, passando a integrar o seleto grupo de programas 6 e 7 do Estado do Rio de Janeiro, considerados de nível internacional.
As linhas de pesquisa abrangem os seguintes temas: Aves, mamíferos e quelônios como sentinelas ecológicas; Biogeoquímica de ecossistemas aquáticos; Biometria e morfologia de vertebrados; Comportamento de insetos; Ecofisiologia vegetal; Ecologia de comunidades marinhas; Ecologia de comunidades vegetais; Ecologia de insetos e polinização; Ecologia de lagoas costeiras; Geoquímica de metais pesados e poluição ambiental; Contaminação ambiental; Planejamento ambiental e conservação; e Sensoriamento remoto para estudo dos efeitos da fragmentação florestal.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .