24/10/17

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 24 de outubro de 2017. Nº 3.736

Professor e poeta Pedro Lyra morre aos 72 anos

Pedro Lyra (Fonte: Jornal O Povo – https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2017/10/poeta-cearense-pedro-lyra-morre-aos-72-anos.html)

Faleceu na tarde de ontem, 23/10/17, o poeta e professor do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF Pedro Lyra, aos 72 anos. O professor sofreu um infarto na madrugada do último dia 09/10, e, desde então, encontrava-se hospitalizado. O velório está sendo realizado na Casa de Cultura Villa Maria; o corpo será cremado no Rio de Janeiro e as cinzas serão levadas para Fortaleza, onde será realizada a missa de sétimo dia. A Reitoria da UENF lamenta profundamente a perda do professor Pedro Lyra.

Nascido em Fortaleza (CE), Pedro Lyra era mestre em Poética, doutor em Letras e tinha pós-doutorado em Tradução Poética pela Sorbonne. Foi co-fundador e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) até 1981, quando passou a atuar como professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde ficou até 1997, vindo para a UENF.

Pedro Lyra atuou ainda como professor visitante em universidades de Portugal (1986, 1990), Alemanha (1987) e França (1989-90, 1993) e pronunciou conferências em diversas instituições de Lisboa e Porto, de Bonn e Colônia, de Viterbo e Roma, e de Grenoble, Clermont-Ferrand, Pau e Paris. Seus poemas foram publicados em vários países da América La­tina e da Europa e está presente em diversas antologias poéticas, no país e no exterior.
 Wladimir Lyra, seu filho, disse que havia três cidades no Brasil que Pedro Lyra chamou de “lar”: Fortaleza, Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes. “Estamos muito abalados com sua partida. Meu pai viveu para a poesia. Ele tinha 72 anos, deixa cinco filhos e muitos versos”, disse.
O falecimento foi registrado no Jornal O Povo, de Fortaleza. Veja aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .