20/10/17

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 20 de outubro de 2017. Nº 3.734

UENF presente a ato na Uerj

Entidades lançam a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior

Professores, estudantes e representantes de movimentos sociais e de centrais sindicais realizaram, nesta quinta-feira, 19/10/17, um ato em defesa das universidades públicas do país no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Representaram a UENF o reitor Luis Passoni e a secretária executiva Maria Beatriz Boeschenstein. Na pauta, a falta de repasse de verbas para as instituições e o atraso de salários, que comprometem sobremaneira o rendimento e a produtividade.

Após os discursos, foi lançada a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas do Ensino Superior, composta por diversas entidades, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação da Universidades Brasileiras (Fasubra) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Importantíssimo esse evento! Precisamos unir nossas forças em defesa das instituições públicas de ensino superior que tanto vêm sofrendo com a falta de recursos. No modelo atual todo mundo perde; a produção científica e a inovação tecnológica ficam comprometidas por anos, perde a população, perdem as instituições, perde o Estado. Temos que lutar e mostrar nossa resistência contra tudo isso”, afirmou o reitor.

Reunião com o governador – Nesta sexta, 20/10/17, o reitor participa de uma reunião com o governador Luís Fernando Pezão no Palácio Guanabara, a partir das 12h. Na pauta, a PEC 047, os salários atrasados e orçamento para 2018.

Mãe de aluno lidera movimento em defesa da Universidade

Diante da situação crítica por que passa a UENF, assim como as demais universidades públicas estaduais, a dona de casa Maria Valéria Pires, de 54 anos, decidiu sair da inércia. Com dois filhos matriculados na UENF, ela vem dedicando seus dias à mobilização dos pais e familiares de alunos da UENF que, como ela, passam pela mesma situação: ver seus filhos parados, ansiosos para voltar às aulas, mas sem a mínima perspectiva de quando isto ocorrerá, tendo em vista a falta de um prognóstico, por parte do governo do estado, sobre quando as universidades poderão voltar à vida normal.

– Precisamos ajudar a Universidade, pois ela é o futuro de nossos filhos. E temos que ter urgência em nossas ações, pois está claro que existe a intenção, no Brasil, de acabar com o ensino público gratuito de nível superior. Precisamos nos mobilizar e, entre outras coisas, pressionar os deputados para a aprovação da PEC 47, que vai ajudar as universidades a receberem seus recursos em dia – diz.

Maria Valéria saiu de Goiânia, onde morava, com o marido, para vir para Campos dos Goytacazes e, assim, ficar perto dos filhos: Gustavo, de 21 anos, e Gabriel, de 18 anos, ambos estudantes do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF. Ela pede a todos os pais de alunos que quiserem participar do movimento que entrem em contato através do email mvp123_@hotmail.com

Veja depoimento de Maria Valéria no Facebook.

PEC 47: mobilização no Restaurante Universitário

Na última quarta-feira, 18/10/17, o reitor Luiz Passoni e outros integrantes da Reitoria fizeram a distribuição de um texto com informações sobre a PEC 047, que trata exclusivamente da autonomia financeira da universidade. Com a aprovação da PEC 047, as universidades estaduais (UENF, UERJ e UEZO) receberiam em duodécimos, os valores de custeio aprovados no orçamento anual.

– Estamos aqui para informar a comunidade universitária sobre a importância do engajamento de todos a esta proposta da PEC 047. Precisamos discutir um novo modelo sustentável para a UENF, pegando os pontos positivos da experiência das universidades paulistas e adequando às nossas realidades – disse o reitor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .