06/10/17

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 06 de outubro de 2017. Nº 3.731

PROFMAT: atendimento especial de 09 a 17/10

O coordenador do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Oscar Paz La Torre, informa que as solicitações de atendimento especial ocorrerão no período de 09 a 17/10/17, das 9hh às 11h30, na Direção do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT).

O exame do PROFMAT será realizado em 21/10/17 em todo o País. A UENF, que integra a Rede Nacional do PROMAT, está oferencendo 25 vagas. As inscrições foram realizadas de 01/08 a 15/09/17.

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial, dirigido prioritariamente a professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente nas escolas públicas. O Programa é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES), no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Capes, com coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Leia mais aqui.

Seminário marca dez anos do Programa de Sociologia Política

Os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Ciências do Homem da UENF (PPGSP/CCH) foram comemorados na última quinta-feira 05/10/17, com a realização de um seminário no anfiteatro do Centro de Convenções, reunindo professores e alunos da UENF  e também de outras universidades.

A professora Rosana Rodrigues, que participou da abertura do evento representando o reitor da UENF, professor Luis Passoni, destacou o resultado da avaliação quadrienal da Capes para todos os Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro e, em especial, a elevação da nota do Programa de Sociologia Política da UENF. A Pró-Reitora aproveitou a ocasião para divulgar um documento assinado pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação e contra o corte de recursos aplicados em C,T & I no país. Como mensagem especial aos estudantes, a professora Rosana solicitou que todos levassem com orgulho o nome da UENF e defendessem a Universidade contra o processo de precarização em vigência pela falta de aplicação de recursos.

A mesa de abertura teve ainda a presença da professora e coordenadora do PPGSP,  Wania Amélia Mesquita; da professora Yolanda Lima Lobo (representante da Fundação Darcy Ribeiro); da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, professora Paula Mousinho; e do estudante Diego Carvalhar Belo (representante discente na Comissão Coordenadora do evento).

O seminário contou com duas mesas-redondas. A primeira, na parte da manhã, abordou o tema “O PPGSP em seus dez anos”. A segunda, realizada na parte da tarde, foi uma mesa de homenagem, intitulada “Sérgio de Azevedo: o itinerário e as tramas do trabalho intelectual”. Na ocasião, o professor e  ex-vice reitor da UENF Sérgio de Azevedo foi homenageado pela sua contribuição científica na área de Sociologia Política.

UENF e Câmara iniciam parceria para segurança da Villa Maria

Na manhã desta quinta-feira (05/10), a UENF esteve presente no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Marcus Weber (Marcão). Representada pelo reitor Luis Passoni, o chefe de gabinete, Raul Palácio; e a diretora da casa de cultura Villa Maria, Simonne Teixeira, os presentes trataram de alguns aspectos importantes que envolvem a parceria das instituições.

Prioritariamente, diante da proximidade entre a sede da Câmara e a Villa, Passoni propôs um termo de cooperação técnica para que seja solucionada a ausência de vigilância na casa. Solícito, Marcão mostrou entendimento à necessidade e trouxe viabilidade ao projeto. Para ele, o espaço pode ser utilizado, em contrapartida, para ampliar algumas discussões das comissões legislativas.

– Nós temos apenas uma sala de reuniões em um total de 24 comissões. Às vezes há de coincidir um horário de uma com a outra, as salas dos gabinetes são pequenas, nem sempre dá pra acomodar todo mundo. Essa parceria irá tanto ajudar à UENF, como a Câmara – disse, o presidente.

O acordo firmado entre as entidades ainda será formalizado através da assinatura do convênio, com o modelo bem similar ao oficializado com a Prefeitura de Campos, em maio deste ano. Segundo Simone, a abertura da Villa, além dos dias de eventos, irá facilitar e ampliar o acesso da população ao local.

– Nós temos um fluxo muito intenso na casa durante a semana, mesmo com ela de portões fechados. Em alguns momentos, acontece de um funcionário estar próximo ao portão e permitir a entrada de fotógrafos, por exemplo, que realizam muitos trabalhos lá. Mas, geralmente, o acesso fica muito restrito, não por vontade nossa, mas por segurança. Agora vamos propiciar mais facilidade a qualquer pessoa que quiser conhecer, visitar o espaço – disse Simonne.

Outros assuntos também foram ressaltados, como: a dificuldade para que a UENF obtenha a autonomia financeira frente aos planos dos governos federal e estadual, a necessidade da aprovação da PEC 47 – que garante o repasse mensal, em duodécimos, dos orçamentos das universidades estaduais – e a ausência da segurança privada no campus.

(Texto: Nickolas Abreu – Fotos: Jocelino Rocha)

 Workshop em Biossegurança será aberto nesta segunda

Será aberto nesta segunda-feira, 09/10/17, às 9h, no Centro de Convenções da UENF, o Workshop em Biossegurança UENF/Fiocruz/UFRJ, que se estende até quarta, 11/10/17.  Dirigido a alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, professores e demais profissionais da área de Ciências Biológicas e áreas afins, o workshop tem por objetivo informar, conscientizar, sensibilizar, educar e dirimir dúvidas sobre os princípios de biossegurança, atualizando o conhecimento da legislação vigente dentro do âmbito da pesquisa, experimentação, ensino e extensão.

O evento é uma parceria entre a UENF, a UFRJ/Campus de Macaé e a Fiocruz e busca conscientizar a comunidade das três instituições nos temas que compõem a biossegurança em suas distintas vertentes, como infraestrutura laboratorial, legislação, gestão em biossegurança, uso de animais, transporte de substâncias perigosas químicas e biológicas, organismos geneticamente modificados, rejeitos, efluentes e descarte.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ate 04/10/17, na página do evento. Veja a programação completa aqui.

Bazar dos Servidores terá feira de adoção de animais

O Bazar dos Servidores da UENF vai funcionar durante o Workshop em Biossegurança, no Centro de Convenções da UENF, de 09 a 11/10/17 das 13h às 18h. O Bazar oferece produtos e serviços dos próprios servidores da Universidade, nas áreas de artesanato, vestuário, bijuterias, roupas pet, cosméticos, gastronomia e doces. A novidade neste Bazar será uma feira de adoção de animais.

Inscrições para Editais do PIBID

Encontram-se abertas as inscrições para dois editais do PIBID/UENF: o Edital 03/2017, para seleção de professores das escolas parceiras, para preenchimento de vaga de supervisor na área de Pedagogia, além de formalização de uma lista de espera para eventuais substituições de bolsistas; e o Edital 06/2017, para seleção de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática para cadastro de quadro de reserva.

As inscrições podem ser feitas nos dias 06, 09 e 10/10/17. Veja os Editais:

Edital 03/2017

Edital 06/2017

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira