03/10/17

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 03 de outubro de 2017. Nº 3.730

UENF participa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sudeste

Na última terça-feira (26/09), teve início na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o 49º Encontro da Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Com o tema: “Resistência e Diversidade – a função social da universidade”, o evento recebeu reitores, diretores, professores e técnicos e importantes representantes das universidades públicas da região sudeste.

No segundo dia de evento, ocorreu uma mesa com o tema “Movimentos Sociais, Extensão e Universidade Pública”, que foi composta pelos reitores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Luis Passoni; Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ), Carlos Henrique Figueiredo; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pedro Jutuca; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Rio de Janeiro (IF-RJ), Paulo Roberto de Assis; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Jefferson Manhães; e a vice-reitora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Luanda Moraes.

Na ocasião, os presentes discutiram, principalmente, o panorama desanimador enfrentado pelas instituições de ensino público frente aos atuais planos dos governos estadual e federal. Segundo Passoni, neste momento torna-se imprescindível a aglutinação de forças para reverter esse cenário.

– O problema da UENF é o mesmo de todas as universidades públicas. Se continuarmos a lutar contra todos esses retrocessos impostos pela atual conjuntura política do país, podemos evitar o fim do ensino público. A unificação tem como proposta uma alternativa a esse discurso que defende apenas a interesses financeiros e vai a contraponto da qualificação de pessoas. Queremos modificar essa prioridade – disse o reitor da UENF.

Pela UENF, ainda participaram o chefe de gabinete da Reitoria, Raul Palacio, e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta.

Para Raul, a defesa das organizações de ensino público tem um objetivo mais abrangente, que vai além da sobrevivência da instituição, alcançando a autonomia do país.

– A partir do momento em que se vende tudo, você perde a independência. O projeto do governo é que o país não seja protagonista, e sim usuário no mercado mundial. A solução do problema da universidade é a solução do país. Investir em Pesquisa e Extensão proporciona desenvolvimento tecnológico que resulta em modernidade e autossuficiência, e eles querem acabar com isso. A nossa luta é contra esse tipo de política – disse Raul.

Olney reforçou o discurso de Passoni e Raul, ressaltando a importância da ampliação do diálogo na comunidade acadêmica neste momento de dificuldade.

– Cortes orçamentários estão na pauta dos governos estadual e federal, a ponto de inviabilizar muitas ações. E a extensão está no foco de tais cortes, pois nos últimos dois anos esta dimensão acadêmica permanece sem o edital PROEXT (Programa de Extensão Universitária), que atende a demandas de todas as IES (Instituições de Ensino Superior) públicas do país e no nível estadual há algum tempo não temos edital que contemple a extensão universitária. Posta a situação atual, em que todos devemos nos unir para ações unificadas, a PROEX, em sua Mostra de Extensão que ocorrerá de 24 a 27 de outubro, conta com a participação da nossa comunidade acadêmica para um diálogo que venha a enriquecer as discussões e desde já propõe uma maior participação dos professores, técnicos e estudantes em suas câmaras de extensão, bem como em seus grupos de trabalho – afirmou o pró-reitor.

(Texto: Nickolas Abreu)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .