02/10/17

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 02 de outubro de 2017. Nº 3.729

Mostra de Extensão reúne Universidades na 14ª Semana de C&T

Será realizada de 24 a 28/10/17 s Mostra de Extensão IX IFF-UENF-UFF e I UFRRJ. O evento será realizado no Centro de Convenções da UENF, no âmbito da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano terá como tema “A matemática está em tudo”. Serão realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições, cines e feira de ciências.
A abertura oficial será realizada na terça-feira, 24/10, às 15h30, com a participação de dirigentes das quatro instituições envolvidas. A conferência de abertura, com início marcado para as 16h30, será sobre o tema “Extensão na universidade pública brasileira: reconhecer diferenças para construir resultados”. A palestrante será a professora Lílian Maria Bahia Garcia de Oliveira (UFRJ), ex-pró-reitora de Extensão da UENF.
Na quarta-feira, de 8h às 10h, haverá sessão de apresentação oral dos projetos de extensão. E, das 10h30 às 12h30, mesa-redonda sobre o tema “Reiventar a docência para uma matemática que está em tudo”. A tarde será dedicada à sessão de apresentação de banners, além de minicursos e oficinas. Veja a programação completa aqui.
Uma das atrações culturais será a Mostra “Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater”, que será realizada nos dias 25 e 26/10, na Sala de Cinema do Centro de Convenções da UENF, sob a organização da Casa de Cultura Villa Maria. Os debatedores serão: Adiles Savoldi (Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, doutoranda em Antropologia da UFF/Niterói), Antônio Baldan (animador cultural, produtor de audiovisual), Geovana Tabachi (professora da UFF/Campos e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais/UENF), Renan Torres (graduando em Ciências Sociais/UENF), Sylvia Paes (professora da Universo) e Simonne Teixeira (professora da UENF).  Veja aqui a programação e aqui as sinopses.

Projeto ‘Mulheres na Pesca’ oferece bolsas de estudo

Estão abertas as inscrições para Bolsas de Estudo, em vários níveis, no âmbito do projeto “Mulheres na Pesca: Mapa de conflitos socioambientais em municípios do norte fluminense e baixadas litorâneas”, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF. As inscrições podem ser feitas de 30/09 a 13/10/17na sala 101 do prédio do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, das 14h às 18h.

O projeto, que tem parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) e o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), visa elaborar e disponibilizar uma cartografia dos conflitos socioambientais que vivem no cotidiano as mulheres das comunidades pesqueiras de sete municípios que compõem as mesorregiões das baixadas litorâneas e do norte do Estado: São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Macaé, Quissamã, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Veja mais informações no Edital.

Iniciação Científica: inscrições abertas para bolsas

Estarão abertas, no período de 02 a 23/10/17, as inscrições para o Edital de Bolsas de Iniciação Científica 2017-3. Serão oferecidas 60 vagas a estudantes da UENF e de outras instituições de ensino superior, que estejam vinculados a projetos de pesquisa de professores ou pós-doutorandos da UENF. Estudantes voluntários inseridos em projetos de pesquisa também podem se inscrever para participar do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.

Os critérios e requisitos necessários para concorrer estão disponíveis na página do PIBi e nos Editais de Bolsas e de Voluntários.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .