20/09/17

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 20 de setembro de 2017. Nº 3.726

Capes divulga resultado da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação

UENF tem mais um Programa nota 6 e cinco programas com aumento da nota

Acabou o suspense. A Capes divulgou ontem à noite, 19/09, em sua página oficial, o resultado da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-graduação.  Previsto inicialmente para ser divulgado durante o dia de hoje, o resultado antecipado movimentou as Pró-reitorias e Coordenações de Programas durante a noite de ontem.

Na UENF, apesar de toda a dificuldade vivenciada nos últimos dois anos, cinco programas conquistaram aumento na nota, subindo de nível:

Ecologia e Recursos Naturais – nota 6
Cognição e Linguagem – nota 5
Engenharia de Reservatório e Exploração – nota 4
Políticas Sociais – nota 5
Sociologia Política – nota 4

Sete programas mantiveram suas notas: Genética e Melhoramento de Plantas (6); Produção Vegetal (5); Biociências e Biotecnologia (4); Biotecnologia Vegetal (4); Ciências Naturais (4); Engenharia e Ciência dos Materiais (4); Profmat – Mestrado Profissional em Matemática (5). Três programas tiveram rebaixamento na nota, porém poderão apresentar recurso junto à Capes.

Ecologia e Recursos Naturais conquistam a Nota 6

O Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais alcançou nível de excelência internacional pelos rigorosos critérios de avaliação da Capes e passa agora a integrar o seleto grupo de Programas 6 e 7 do Estado do Rio de Janeiro. Com essa conquista, o Programa passará a ser gerido via ProEx, que é o Programa de Excelência Acadêmica, que dá autonomia financeira a seu coordenador para gerenciar bolsas, recursos de custeio e verbas para manutenção de equipamentos.

Programas do CCH mostram sua força e competência

Todos os programas de pós- graduação do CCH conquistaram aumento nas suas notas, demonstrando a qualidade das pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes. Os Programas de Cognição e Linguagem e de Políticas Sociais alcançaram a nota 5, o que significa uma rápida evolução no crescimento qualitativo, visto que o credenciamento dos cursos de Doutorado em ambos os Programas é recente. Sociologia Política demonstrou grande capacidade de recuperação após uma nota desfavorável na avaliação do triênio anterior.

Engenharia de Reservatório e Exploração recupera a nota 4

O Programa, que havia recebido nota 3 na avaliação trienal de 2010-2012, subiu uma posição e assim manteve seu Doutorado credenciado. O Programa chegou a receber visita de acompanhamento da Capes em maio deste ano, quando os consultores puderam constatar in loco os avanços e mudanças promovidas pela Coordenação do Programa, o que sem dúvida teve grande relevância na conquista da nova nota.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação se manifesta sobre o resultado da Avaliação Quadrienal

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF parabeniza os coordenadores, docentes, discentes e técnicos da educação superior que se empenharam de forma decisiva para os resultados positivos na avaliação quadrienal da Capes. O resultado geral mostra de forma clara e inequívoca que a UENF continua, apesar do quadro de extrema dificuldade, a ser uma instituição comprometida com a alta qualidade na formação de seus estudantes e na condução de pesquisa de grande relevância para a sociedade brasileira.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .