18/09/17

Campos dos Goytacazes, segunda, 18 de setembro de 2017. Nº 3.725

Reitoria consegue apoio no Congresso para emendas favoráveis à UENF

Raul Palacio, Luís Passoni e o deputado Chico D”Ângelo

Em visita a Brasília nos dias 12 e 13/09/17 (terça e quarta-feiras passadas), o reitor da UENF, Luis Passoni, obteve o comprometimento de parlamentares para a destinação de verba a diversos projetos da Universidade. Acompanhado do chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palácio, o reitor levou a cada parlamentar uma relação de projetos selecionados pela Prefeitura da UENF e solicitou o apoio através de emendas ao orçamento da União para 2018. Cinco deles se comprometeram de pronto com a UENF, enquanto os demais ficaram de analisar os projetos apresentados.

Passoni e Raul com o deputado Paulo Feijó (ao centro)

Os projetos que serão apoiados através de emendas são os seguintes: “Reforma e manutenção da Casa de Cultura Villa Maria, instalada em casarão histórico de 1918” (Deputado Wadih Damous-PT), “Colocação de painéis fotovoltaicos nos telhados dos prédios para a geração de energia elétrica” (Deputado Paulo Feijó-PR), “Substituição das lâmpadas atuais por LEDs; segmentação das redes de iluminação; colocação de sensores de presença” (Deputado Chico D’Ângelo-PT), “Ampliar a capacidade e melhorar a estrutura da Central Temporária de Resíduos. Adquirir veículo utilitário para remoção e destinação dos mesmos” (Deputado Marco Antônio Cabral-PMDB) e “Operacionalização do Restaurante Universitário, promovendo subsídio às refeições dos estudantes” (Senador Lindberg Farias-PT).

No documento entregue aos parlamentares, Passoni justifica a solicitação das emendas como uma forma de amenizar os efeitos da crise que afeta o Estado do Rio de Janeiro e que, por consequência, vem comprometendo severamente o funcionamento da UENF. Segundo o reitor, as emendas irão beneficiar a Universidade em ações estruturantes com o intuito de melhorar as suas condições de funcionamento, bem como promover economia de recursos em médio e longo prazo.

Reunião com a Bancada dos Deputados do Estado do Rio

Fórum das Universidades – Na quarta-feira, Passoni e Raul também participaram de uma reunião da Bancada dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro, promovida pelo Fórum das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro, no Anexo 2 do Senado Federal. A reunião, que discutiu o financiamento das universidades,  teve a participação de 28 deputados e todos os reitores das universidades públicas existentes no Estado do Rio de Janeiro.

Em sua fala, o reitor da UENF apresentou a situação das Universidades, prevendo um futuro negativo pelo qual poderão passar também as universidades federais caso o cenário não seja mudado. Ele chamou a atenção dos presentes para o parecer do Ministério da Fazenda,  sugerindo ao Governo do Rio reaver a oferta de ensino superior público como forma de recuperação das finanças do Estado.

O reitor também alertou sobre o grave momento que o ensino público e gratuito se encontra, sendo atacado em todas as direções, apresentando como forma principal de luta a necessidade de união em defesa das universidades públicas. Ante à preocupação apresentada pela UENF quanto à necessidade de apresentação de certificado de nada consta no âmbito federal, foi proposta uma moratória em relação aos débitos federais para as universidades públicas, para que estas possam, desta forma, receber os recursos federais, bem como, entre outras coisas, reiniciar o processo de importação.

Como último ponto, o reitor solicitou apoio dos deputados para o direcionamento das Bancadas partidárias em nível estadual na aprovação da PEC 47, que trata do pagamento dos duodécimos às Universidades, além da necessidade de criação de fundos para a arrecadação de recursos e a subsistência das instituições de ensino superior públicas.

Comissão de Educação publica Manifesto em Defesa das Universidades

A Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou Manifesto em Defesa das Universidades Públicas Estaduais, no qual  se posiciona veemente contrária à sugestão apresentada pela Secretaria do Tesouro Nacional de “rever a oferta do ensino superior”  pelo Governo Estadual, como forma de contribuir para a recuperação fiscal do Estado do Rio de Janeiro.

Veja aqui o manifesto.

Workshop em Biossegurança UENF/Fiocruz/UFRJ de 09 a 11/10

Será realizado de 09 a 11/10/17, no auditório do Centro de Convenções da UENF, o Workshop em Biossegurança UENF/Fiocruz/UFRJ. Dirigido a alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, professores e demais profissionais da área de Ciências Biológicas e áreas afins, o workshop tem por objetivo informar, conscientizar, sensibilizar, educar e dirimir dúvidas sobre os princípios de biossegurança, atualizando o conhecimento da legislação vigente dentro do âmbito da pesquisa, experimentação, ensino e extensão.
O evento é uma parceria entre a UENF, a UFRJ/Campus de Macaé e a Fiocruz e busca conscientizar a comunidade das três instituições nos temas que compõem a biossegurança em suas distintas vertentes, como infraestrutura laboratorial, legislação, gestão em biossegurança, uso de animais, transporte de substâncias perigosas químicas e biológicas, organismos geneticamente modificados, rejeitos, efluentes e descarte.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ate 04/10/17, na página do evento. Veja a programação completa aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .