13/09/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 13 de setembro de 2017. Nº 3.723

Aberta programação de aniversário do NEABI

Evento, que se estende por todo o dia, será encerrado com show em homenagem ao sambista Jorge da Paz

Com uma apresentação do Mestre Peixinho, foi aberta na manhã desta quarta-feira, 13/09/17, no auditório 4 do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a programação pelos cinco anos de aniversário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI). O tema central do encontro é “Conquistas em ameaças: entre tensões, lutas e Resistência!”

Após a solenidade de abertura foi realizada palestra sobre o tema “Análise do contexto das políticas públicas para as populações negras e indígenas (no campo do trabalho e da educação), com a participação de Alessandra Pio (NEAB, Colégio Pedro II/RJ) e Jorge de Assis (OAB/RJ). A mediação ficou a cargo de Vera Vasconcelos (Isapam/Faetec).

Na parte da tarde, serão realizadas as oficinas sobre “Fanzine” (Sylvia Paes), “Tranças” (Grupo Entrescampos), “Dança de Salão” (Ritmo Samba Cia. de Dança Jhonatan Martins) e “Jongo” (Grupo Tambores de Machadinha). Das 14h às 17h, haverá Cine Debate, na Sala de Cinema do Centro de Convenções. Na ocasião, será exibido o filme “Índico Cidadão”, dirigido por Rodrigo Siqueira. Os debatedores serão Antônio Baldan, Renan Torres e Simonne Teixeira.

Às 18h, será realizada a palestra “Conquistas em ameaças – entre tensões, lutas e resistências”, com Solange S. Reis/Opetahra Puri. Etnia puriCoroado (Licencianda em Educação do Campo, UFV/ MG); e Dalma dos Santos Ricardo (Diretora do Memorial do Quilombo Machadinha. Professora. Escritora. Pesquisadora); e mediação da professora Clareth Reis, coordenadora do NEABI/UENF.

Fechando a programação, haverá Samba em Homenagem a Jorge da Paz – um dos ícones do samba campista -, com Giovane do Nascimento (GEPMU) e convidados/as.

Novo volume da Revista PIBIC/UENF

Já está no ar o volume 4 da Revista PIBIC/UENF, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade. Um dos destaques é o IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), realizado em julho na UENF. A revista também traz matéria sobre o Prêmio Destaque da Iniciação Científica, conferido à UENF pelo CNPq.
A Revista PIBIC/UENF  integra o projeto de Extensão “EDUENF difundindo a Ciência”, cuja equipe editorial é composta pelas professoras Maria Cristina Gaglianone e Rosana Rodrigues. O projeto conta com design gráfico de Marcus Cunha (ASCOM/UENF), além dos bolsistas Francislaine Cavichini e Jéssica Rodrigues Sanchez (jornalistas), e Paulo Damasceno (fotográfo).
Acesse a Revista aqui.

Minicurso de Redação Científica

A Associação dos Pós-Graduandos da UENF (APG/UENF) promove em 29/09/17 o minicurso de Redação Científica, a ser ministrado pela professora Ana Paula M. Di Beneditto. O curso, que será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, tem por objetivo apresentar os pressupostos da redação científica, com foco na organização de manuscritos.

As inscrições podem ser feitas através do email apguenf@gmail.com. Veja mais informações no quadro abaixo:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .