09/09/17

Campos dos Goytacazes, sábado, 09 de setembro de 2017. Nº 3.722

NEABI/UENF comemora cinco anos nesta quarta

Aniversário terá  evento de Resistência e Homenagem ao sambista Jorge da Paz

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas  da UENF (NEABI/UENF) comemora cinco anos de existência, de luta contra o racismo, o preconceito e toda forma de discriminação. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 13/09/17de 2017, a partir das 8h, no Centro de Convenções da UENF, tendo como tema central: “Conquistas em ameaças: entre tensões, lutas e Resistência!”

– Compreendemos esta iniciativa como um ato de resistência, já que a UENF está passando por um grave e longo período de descaso pelo governo Estadual, sem repasse das verbas de custeio, com atrasos exorbitantes do pagamento dos salários do funcionalismo público e de bolsas de estudantes, dentre outras atrocidades. Acreditamos que este evento  seja uma forma de tentarmos resistir a esse descaso dando continuidade às nossas ações em prol da sobrevivência desta universidade. Acreditamos que, sem a nossa resistência, a UENF já estaria de portas fechadas, causando grandes prejuízos para toda a comunidade campista e de todo o Estado do Rio de Janeiro – afirma a coordenadora do NEABI, professora Clareth Gonçalves Reis.

A professora ressalta os apoios e as parcerias estabelecidas para execução do evento, pois sem isso o sonho de comemorar os cinco anos do NEABI se tornaria inviável, considerando a atual conjuntura da Universidade. Clareth observa que o NEABI é um núcleo que extrapola os muros da UENF, pois tem grande participação da comunidade campista e da região em suas ações.

– Acreditamos que as palestras previstas e toda a programação elaborada poderá contribuir com o debate sobre o contexto político atual que retrata o desmonte das conquistas das políticas públicas para as populações negras e indígenas (no campo do trabalho e da educação). As ações desenvolvidas pelos movimentos sociais em prol da manutenção de conquistas obtidas por meio de muitas lutas e mobilizações no decorrer da história estarão na pauta na discussão prevista neste evento – diz a professora.

Dentre os debatedores, estão a pesquisadora e professora da Educação Básica Alessandra Pio (NEAB colégio Pedro II/RJ); o advogado e professor Jorge de Assis (OAB/RJ); a professora, escritora e pesquisadora Dalma dos Santos Ricardo (Diretora do Memorial do Quilombo Machadinha); e Solange S. Reis/Opetahra Puri, da etnia puri- Coroado (Licencianda em Educação do Campo, UFV/MG).

Na sessão de cinema será exibido o filme “Índio Cidadão”, dirigido por Rodrigo Siqueira. Após o filme haverá debate coordenado por Antônio Baldan, Renan Torres e Simonne Teixeira. Durante o evento, serão ainda realizadas algumas  oficinas, dentre elas: “Fanzine”, com Carmem Eugênia e Sylvia Paes;  “Tranças”, com o grupo Encrespando; “Dança de Salão” – ritmo samba, com Jhonatan Martins e Keslley Cardozo; e  “Jongo”, com Janaína Patrocínio, do Grupo Tambores de Machadinha.

A programação cultural de abertura contará com o Mestre Peixinho (Programa de Extensão CultuARTE), Geneci Maria da Penha (Noinha jongueira) e Jota Leonni (cantor). No encerramento, haverá um show em homenagem ao sambista Jorge da Paz, coordenado por Giovane do Nascimento (GEPMU). (Saiba mais sobre o sambista Jorge da Paz aqui). No decorrer do dia, haverá ainda exposição Artesanal com produção alimentícia e artesanal indígena e afro-brasileira.

– Por fim, não podemos ficar omissos ao momento pelo qual estamos passando, cujas perdas das conquistas obtidas pela classe trabalhadora, em destaque pelas populações negras e indígenas, estão sendo ameaças constantemente. Por isso, pretendemos fortalecer o debate, as mobilizações, a luta e a Resistência às atrocidades que estão postas. Contamos com a participação de todos – diz Clareth.

As inscrições são limitadas e  já se encontram abertas no seguinte endereço:  https://neabiuenf.wixsite.com/eventos. Haverá certificado com carga horária de 5h para cada palestra.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .