06/09/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 06 de setembro de 2017. Nº 3.721

Mestranda da UENF contemplada com bolsa no Canadá

A bolsista de mestrado Pryscilla Vinco Andreão, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UENF, foi contemplada com uma bolsa de estudos na Western University, no Canadá, financiada pelo Canadian Bureau of International Education .

Durante o período da bolsa (01/09/17 a 07/01/18), Pryscilla irá complementar sua pesquisa de mestrado desenvolvida na UENF, intitulada “Hidratação de sistemas cimentícios com cinza do bagaço da cana-de-açúcar produzida em queima conjugada e moagem controlada”, que tem a orientação do professor Guilherme Cordeiro, do Laboratório de Engenharia Civil da UENF (LECIV).

A pesquisa tem por objetivo verificar a viabilidade do emprego da cinza residual do bagaço da cana-de-açúcar  (CBCA) com elevado teor de carbono em sistemas cimentícios após processos controlados de requeima e moagem. A CBCA residual foi coletada na usina Coagro, em Campos dos Goytacazes.

O plano de trabalho na universidade canadense é a confecção de pastas com 20% de substituição do cimento pela CBCA e submetê-las a testes de termogravimetria e de  microscopia eletrônica de varredura. A pesquisa será orientada pelo professor Moncef Nehdi.

Evento discute avanços da 4ª Revolução Industrial

Foi realizado na manhã desta quarta-feira,  06/09/17, no Centro de Convenções da UENF, o evento Indústria 4.0 “O que as Empresas esperam de você nos próximos anos”. A palestra foi ministrada por Jeizon Ramos, Consultor SAP, área que visa gerenciamento de gestões voltado para Soluções em Carreiras, Remunerações e Cargos.

O bate-papo ficou marcado pela presença de jovens estudantes, principalmente, das áreas de Engenharia da Universidade e de outras instituições que se interessaram pela temática. Em um dos momentos foi repercutida a 4ª Revolução Industrial, vivenciada no atual momento, com as perspectivas tecnológicas para os próximos anos.

Como conclusão, Jeizon destacou a necessidade da existência das universidades neste período para que se propicie a ampliação de conhecimentos, projetos e seja alcançada a prática adequada que se enquadre nesse novo momento.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .