05/09/17

Campos dos Goytacazes, terça, 05 de setembro de 2017. Nº 3.720

Reitoria recebe deputado Bruno Dauaire para tratar da PEC 47

O reitor da UENF, Luís Passoni, recebeu na manhã desta terça-feira, 05/09/17, para um café da manhã na Reitoria, o deputado estadual Bruno Dauaire (PR). Na pauta, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 47, que prevê o pagamento dos duodécimos mensais referentes ao orçamento das Universidades Estaduais (UENF, Uderj e Uezo). Para a Reitoria, a aprovação do projeto será a solução para os problemas financeiros da Universidade, pois possibilitaria a autonomia financeita da instituição.

– Meu apoio é incondicional à PEC. Tanto eu quanto minha bancada, formada por três deputados, estamos favoráveis. Agora, o que precisamos é de uma estratégia bem consolidada para garantir o quorum. Tem que colocar junto com a chamada do Governo. É importante que seja aprovada este ano, pois ano que vem é ano eleitoral e será muito difícil contar com o Parlamento – disse o deputado.

Participaram do café da manhã, além do reitor, a vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto; o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio; a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta; a professora Annabell Tamariz; a diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII); o prefeito da UENF, Rogério Castro; e os representantes do Sintuperj Cristiano Peixoto, Paulo César Paes e Luciano Muniz.

O reitor se mostrou confiante em relação à aprovação da PEC. Lembrando que vários deputados assinaram diversas emendas ao projeto, ele disse que não acha difícil obter os votos de 2/3 dos parlamentares, necessários para a aprovação. No entanto, Dauaire informou que há vários deputados que não concordam com o repasse dos duodécimos, por acreditarem que isso tiraria o “controle” do governo sobre as universidades.

– É importante passar para a base governista a ideia de que, com a aprovação desta PEC, Pezão pode ficar para a história como o governador que deu a autonomia financeira das universidades, tal como ocorreu com o Quércia em São Paulo. Independentemente do que tenha acontecido antes disso, ele vai sair fortalecido – disse Raul.

O deputado Bruno Dauaire se comprometeu a acionar o máximo de deputados, inclusive o líder do Governo na Alerj, Edson Albertassi, para, juntos, tentarem um consenso em torno da aprovação da PEC.

Revista de Extensão da UENF traz artigos do CCTA

Já está no ar o novo número da Revista de Extensão da UENF Estendendo Conhecimento para o bem-estar social. Em sua 8ª Edição, a Revista traz um conteúdo especial, voltado para ações de extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF.

Seis artigos de pesquisadores do CCTA/UENF foram selecionados para esta Edição: “Perfil socioeconômico de proprietários de carroça do município de Campos dos Goytacazes”, “Clínica Fitossanitária da UENF: 21 anos de prestação de serviços”, Monitoramento de Aedes e ações educacionais integrando a comunidade de São João da Barra, RJ”, “Perfil dos produtores de mandioca do Norte Fluminense”, “Prevalência de alterações odontológicas em equinos atendidos no Hospital Veterinário da UENF” e “Vulnerabilidade sanitária e resistência microbiana: sua implicação na qualidade de vida dos assentados rurais do Norte e Noroeste Fluminense”.

Para acessar a Revista, clique aqui.

UENF realiza 3º Fórum do PIBID

A UENF realizou na última quinta-feira, 31/08/17, 3º Fórum  do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que reuniu dirigentes, professores e bolsistas da UENF e do IFF,  da cidade de Campos dos Goytacazes. O evento contou com a parceria do Instituto Federal Fluminense(IFF), sob a coordenação institucional do professor Franz Borges.

A solenidade foi realizada no Centro de Convenções da UENF e contou com a participação de 150 pessoas, também membros de parcerias na promoção do evento. A mesa de abertura teve a presença da pró-reitora de graduação da UENF, professora Marina Satika Sizuki, e dos coordenadores institucionais do PIBID: professora Eliana Crispim França Luquetti (UENF)  e professor Franz Viana Borges (IFF). Os participantes destacaram a importância do encontro e  o papel fundamental que o PIBID representa na transformação das licenciaturas da UENF/IFF, assim como da própria comunidade.

PIBID – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

O Projeto PIBID UENF é desenvolvido em parceria com 11 escolas públicas da região, com a participação de 14 professores supervisores das escolas  e 101 bolsistas estudantes de todos os cursos de Licenciatura da UENF.

Dia do Nutricionista comemorado na UENF

Na manhã da última quinta-feira, 31/08/17, aconteceu uma ação no Restaurante Universitário (RU) em comemoração ao Dia do Nutricionista. Durante a atividade, alunos da UENF tiveram a oportunidade de saber a importância da alimentação saudável para o dia-a-dia e realizaram uma avaliação nutricional. O evento teve a participação de alunos de nutrição da Universidade Estácio de Sá, que possui convênio com a UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .