04/09/17

Campos dos Goytacazes, segunda, 04 de setembro de 2017. Nº 3.719

UENF recebe deputado por luta pela autonomia financeira

O deputado Estadual Geraldo Pudim esteve na manhã desta segunda-feira, 04/09/17, na UENF  a convite da Reitoria para um café da manhã. Na oportunidade, ele ouviu as reivindicações do Reitor Luis Passoni e sua equipe para seu apoio na luta pela autonomia financeira das universidades estaduais através de repasses do orçamento feitos em duodécimos. Atualmente, o orçamento aprovado no ano anterior serve apenas de parâmetro para que a administração da universidade execute as vias burocráticas necessárias para pagamentos de despesas, fornecedores e outros. Sendo o governo estadual, através da Secretaria de Fazenda, o responsável por definir o que será pago, quando e como executar os respectivos pagamentos.

No último dia 03/08, houve uma Emenda Modificativa à PEC 047/2017, feita deputado Waldeck Carneiro, que incluía a UENF e a Uezo no texto que garante os repasses em duodécimos. Esta emenda já conta com o apoio de outros 22 deputados. O deputado Geraldo Pudim, que era co-autor da PEC original 047, esclareceu que já havia feito o indicativo de duas outras PECs inserindo a UENF e UEZO (PECs 050 e 051/2017) por entender que não se poderia modificar o texto de uma PEC.

“Como deputado federal, quando nos deparávamos com uma situação desta natureza, criávamos outra PEC para não cairmos num possível ato inconstitucional”, declarou. O deputado também disse que, independentemente da forma de como fazer, o mais importante neste momento é que haja uma sintonia com o líder do governo na Alerj, deputado Albertassi, e o governador Luis Fernando Pezão por essas reivindicações. Pudim se prontificou ainda a tentar agendar uma reunião com o governador tendo como possíveis datas esta quarta-feira, 06/09/17, ou na próxima segunda-feira, 11/09/17.

Audiência pública discute baixa vazão do Rio Paraíba

A UENF sediou na tarde desta segunda-feira, 04/09/17, audiência pública da Comissão em Defesa do Rio Paraíba do Sul da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com o objetivo de discutir o tema “Baixa vazão do Rio Paraíba do Sul em sua foz: consequências econômicas, sociais e ambientais”. O presidente da Comissão, deputado Doutor Julianelli, disse que a escolha da UENF para sediar a audiência foi proposital.

– Como campista de nascimento, é uma honra ser recebido aqui na UENF justamente no momento em que ela passa por uma crise que vem comprometendo seu funcionamento. Insisti muito para fazer o debate aqui, pois entendo que só os técnicos podem ajudar com possíveis soluções, cabendo a nós, políticos, implementá-las – disse.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; o vice-prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa Gomes; o deputado estadual Bruno Dauaire; o secretário de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes, Leonardo Barreto; o secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Nildo Cardoso; e o secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Ilzomar Soares Filho.

O vice-prefeito de São João da Barra relatou os diversos problemas que vêm ocorrendo no município em virtude da baixa vazão do Rio Paraíba. Segundo ele, a salinização do rio já fez com que a captação de água para abastecimento da população tivesse que ser interrompida várias vezes.

– Isto está causando um sério problema social. Os  pescadores, por exemplo, já acumulam um prejuízo de mais de um milhão de reais. Com o rio perdendo força, o mar adentra também onde antes era rio e a população corre o risco de perder suas casas – disse.

Ainda na abertura dos trabalhos, o deputado Julianelli defendeu uma maior mobilização da comunidade local em defesa da UENF.

– Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense precisam apoiar de modo decisivo a UENF, pois ela é um patrimônio nacional. É muito importante que a Universidade não esteja sozinha neste momento. A diminuição das verbas de pesquisa poderá colocar em risco tudo que a UENF conquistou – disse.

Segundo o deputado, as propostas levantadas durante a audiência serão levadas ao Congresso Nacional. Ele informou que deverá ser agendada uma nova audiência para tratar do assunto, com a presença de deputados federais.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .