30/08/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 30 de agosto de 2017. Nº 3.718

Inscrições para o Profmat até 15/09

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) de 01/08 a 15/09 de 2017

Criado em 2011, o Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).  Serão 1.775 vagas em 75 instituições associadas e 95 cidades.

O programa surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O Profmat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

No sitio do programa www.profmat-sbm.org.br encontram-se os mais de 3.200 trabalhos de conclusão de curso, mais de 412 videoaulas disponíveis gratuitamente e um coleção livros composto por 17 títulos.

Veja aqui  poster de divulgação das inscrições.

II Encontro de Engenharia, Ciência de Materiais e Inovação do Estado do RJ

Com a presença de alunos e professores da UENF, Uerj e Uezo, foi aberto na tarde desta segunda-feira, 28/08/17, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF, o II Encontro de Engenharia, Ciência de Materiais e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que se estende até a quarta-feira, 30/08/17. A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso, que proferiu a palestra “Desenvolvimento e caracterização fototérmica de vidros livres de OH para geração de luz branca sintonizável e de conversores de luz para célula solar híbrida de alto desempenho”.

– Darcy Ribeiro já dizia que todo setor público onde não há um intelectual participando tem pouco futuro. Todas as sociedades que avançaram nos últimos tempo investiram em educação, ciência e tecnologia. Vivemos em uma era em que o conhecimento é mais fundamental ainda. O equilíbrio social só se consegue por meio do conhecimento – disse Baesso, que classificou como “grave” a situação das universidades públicas no País.

Representante da Uerj no Comitê Organizador do evento, a professora Marisa Cristina Guimarães disse que as universidades, assim como toda a educação pública brasileira, estão sofrendo um grande “desmonte”.

– É com grande prazer que vejo a UENF conseguir realizar este evento. É muito importante mostrarmos que as universidades podem dar a sua contribuição para a sociedade. Parabenizo o professor Rubem Sanchez por ter conseguido realizar este evento, pois nós não acreditávamos que ele seria possível – disse.

O superintentente municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu Silva e Neto – que representou o prefeito Rafael Diniz -, informou que a Prefeitura de Campos deverá lançar em breve um “pacote de iniciativas” voltadas para o fortalecimento da área de ciência, tecnologia e inovação. Uma destas iniciativas será, segundo ele, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, a ser lançado em breve.

– Este é um momento bastante difícil por que passa a nossa universidade, assim como as demais Instituições de Ensino Superior (IES). Realizar um evento como este, em meio a esta crise, é mais um ato de resistência da Universidade. Como se vê, a UENF não está fechada, mas de portas abertas para a comunidade – disse o reitor da UENF, Luís Passoni.

A mesa de abertura também teve a presença do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT); e do presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Rubén Sanchez

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .