19/08/17

Campos dos Goytacazes, sábado, 19 de agosto de 2017. Nº 3.716

‘Universidade, para onde vais?’: conferência com Antônio Nóvoa nesta segunda

“Universidade, para onde vais?” Este é o tema da conferência que será proferida pelo professor Antônio Nóvoa, da Universidade de Lisboa, nesta segunda-feira, 21/08/17, às 10h30, no Centro de Convenções da UENF. Aberta ao público, a conferência integra a programação dos 24 anos da Universidade.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea pela Paris-Sorbonne, Nóvoa atualmente é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.

Com uma longa e densa carreira acadêmica, superou grave crise decorrente da imposição de uma agenda liberal, que sufocou Portugal e, por extensão, a Academia.  Em 2016, levou a Educação para o centro do debate político ao se colocar como candidato independente à Presidência de Portugal. Por este motivo, o professor Antônio Nóvoa é um dos protagonistas do debate pedagógico atual.

Nóvoa é autor de mais de 150 publicações editadas em 12 países – entre livros, capítulos e artigos. As suas investigações e interesses incidem sobre História e Psicologia da Educação, Educação Comparada e Formação de Professores.

Homenagens e melhorias para o campus de Macaé

Foi realizada na última quinta-feira, 17/08/17, no campus da UENF em Macaé, uma reunião com o prefeito do município, Doutor Aluízio dos Santos Júnior, na qual foi discutida a ajuda da Prefeitura na implementação de um acesso à entrada do campus da UENF em Macaé. Na ocasião, também foi realizada uma cerimônia comemorativa pelos 24 anos da UENF, onde foram homenageados professores, técnicos e alunos do campus de Macaé.

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Ernesto Palacio, a Prefeitura de Macaé deverá dar o primeiro passo para a construção do acesso.

– Tivemos a reunião com o prefeito de Macaé, quando explicamos a situação da entrada do campus. Ele se comprometeu a dar o primeiro passo, ou seja, entrar em contato com o secretário de obras da cidade e assim seguir todas as diretrizes para a realização deste projeto – explicou.

A cerimônia de aniversário foi realizada na Sala de Multimídia do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), com a presença, entre outros, do prefeito da UENF, Rogério Castro; Victor Hugo Santos (Setor de Geologia e Química do Campus Macaé); Maria Gertrudes Justi (Chefe do Laboratório de Meteorologia do campus Macaé); Fernando Moraes (chefe do LENEP) e Rodrigo Nogueira (diretor do Centro de Ciência e Tecnologia-CCT), além de Raul Palácio.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .