16/08/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 16 de agosto de 2017. Nº 3.713

CONSUNI comemorativo dos 24 anos homenageia servidores da UENF

A dificuldade financeira por que passa a UENF e seus servidores foi a tônica dos discursos durante a Sessão do Conselho Universitário (CONSUNI) comemorativo pelos 24 anos de fundação da Universidade. O evento abriu oficialmente a programação de aniversário da UENF, na manhã desta quarta-feira, 16/08/17, no Centro de Convenções. Durante o evento, foram feitas homenagens a dois servidores de cada Centro da Universidade (CBB, CCH, CCT e CCTA), além de homenagens póstumas e a servidores que se aposentaram.

– Recebemos um grande presente de aniversário ontem. Esperamos que seja um sinal de que os salários voltarão a ser pagos em dia e que voltem a ser destinados recursos à Universidade – disse o reitor Luis Passoni, referindo-se ao pagamento dos salários atrasados dos servidores, finalizado na terça-feira.

Além do reitor, participaram da mesa a vice-reitora, Teresa Peixoto; o professor Carlos Gatts (representando a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki); a professora Valdirene Gomes (pró-reitora em exercício de Pesquisa e Pós-Graduação); e a professora Ana Bárbara Freitas (representando o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta).

– Nunca tivemos um momento de absoluta tranquilidade nesta Universidade, mas posso dizer que este é o mais grave de todos que já passamos. Tenho certeza de que vamos superar tudo isso e efetivamente continuar a construir esta Universidade, trazendo desenvolvimento para uma região que mantém ainda indicadores sociais muito perversos – disse o professor Carlos Gatts.

Após a leitura de várias mensagens de congratulações à Universidade pelo seu aniversário, enviadas por parlamentares, a palavra foi aberta aos conselheiros, que manifestaram sua preocupação com a atual situação da UENF. A professora Olga Tavares, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), sugeriu ao CONSUNI que seja feito um relato detalhado de tudo que a UENF já fez pela região e pelo país.

– Precisamos mostrar por que a UENF vem sendo destruída. Alunos formados aqui hoje ocupam cargos na Academia Brasileira de Ciências e em várias instituições estrangeiras. Temos inúmeros trabalhos premiados. Precisamos relatar tudo isso, de forma bastante clara, para que todos entendam por que querem a nossa destruição – disse.

O técnico Cristiano Peixoto Maciel, do Sintuperj, disse que a UENF precisa aumentar sua participação na sociedade local. Na sua opinião, só assim a Universidade poderá contar com o verdadeiro apoio da sociedade. Com relação ao pagamento dos salários atrasados, ele disse que ainda é cedo para se pensar em encerramento da greve, uma vez que ainda não há garantias, por parte do governo, quanto à normalização dos pagamentos.

Dois servidores de cada Centro (um professor e um técnico) foram homenageados durante o CONSUNI comemorativo. Pelo CBB, foram homenageados o professor Flávio Miguens e a técnica Luciana Bahia. O Centro também fez homenagens póstumas aos servidores Marta Gobbo e Antônio Carlos de Oliveira Pessanha. Já o Centro de Ciências do Homem (CCH) homenageou a professora Vera Lúcia Deps e a técnica Raquel Quintanilha. Pelo CCT, foram homenageados o professor Édson Corrêa e o técnico Oséas Ferreira Dos Santos. E pelo CCTA, a professora Magali Hofman e o técnico José Geraldo. A Reitoria prestou homenagens aos técnicos Edwirges Teixeira, Márcio Toledo e Tânia Virg~inia de Souza, além do funcionário terceirizado Oswaldo Barros Crespo, da empresa Fertimar, e a própria empresa, que presta serviços de limpeza e recepção.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .