15/08/17

Campos dos Goytacazes, terça, 15 de agosto de 2017. Nº 3.712

UENF inicia programação de aniversário com Sessão de Inaugurações

Inauguração da nova Reitoria

Iniciando a programação pelo aniversário de 24 anos da UENF,  foi realizada na tarde desta terça-feira, 15/08/17, uma Sessão de Inaugurações. O primeiro espaço a ser inaugurado foi a das novas instalações da Reitoria da Universidade, no primeiro andar do prédio E1. O local, que anteriormente abrigava a Fenorte, agora será utilizado pela Reitoria e órgãos diretamente ligados a ela. Em seguida, foi inaugurado o prédio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (NEPAS).

– Esse momento simboliza a consolidação da UENF no campus Leonel Brizola, uma vez que este espaço foi, durante toda a história da Universidade, ocupado por outra instituição, com a qual chegamos a ter um relacionamento muito difícil – disse o reitor da UENF, Luís Passoni, ao inaugurar a nova Reitoria.

Segundo o reitor, o novo espaço vai facilitar a tramitação de processos, uma vez que todos os órgãos da Reitoria estarão reunidos em um só local. Ele observou também que a ocupação do espaço simboliza a resistência da Universidade, que, em um momento de extrema dificuldade, conseguiu realizar as adaptações físicas necessárias para a utilização das salas.

– Essa inauguração também é um símbolo da nossa persistência. Por causa das dificuldades financeiras, demoramos mais de um ano para finalizar esta obra. Isso mostra que a Universidade sobrevive e continuará funcionando.

Inauguração do NEPAS

A vice-reitora, Teresa Peixoto, disse que, apesar das dificuldades, a UENF tem muito o que comemorar nesses 24 anos de vida.

-São 24 anos de conquistas, nos quais a UENF vem cumprindo o seu papel. Não será um ano e meio de dificuldades que vai nos fazer desistir e dizer que nada temos a comemorar. Tenho certeza de que vamos continuar por muitos e muitos anos – afirmou.

A inauguração do NEPAS contou com a presença do coordenador do Núcleo, professor Leonardo Serafim, alunos, servidores e bolsistas que atuam no local. Criado em 2005, o NEPAS também atua na recepção de animais silvestres que são recolhidos fora de seu habitat. Segundo Leonardo, o Núcleo funciona ininterruptamente, pois a qualquer momento pode ser acionado por algum órgão.

– A Universidade é uma construção coletiva. É o esforço de cada um de vocês que está possibilitando superar as dificuldades neste momento  – disse o reitor, parabenizando toda a equipe.

Programação de aniversário – Nesta quarta-feira, 16/08/17, às 10h, no Centro de Convenções, será realizado o Conselho Universitário (CONSUNI) comemorativo pelos 24 anos da UENF. Durante o evento, que marca a abertura oficial da programação, serão realizadas homenagens a servidores da Universidade.

Na parte da tarde, a atração é o seminário “Darcy Ribeiro 20 Anos – Que falta ele nos faz”. O seminário, que será iniciado às 14h, terá como debatedores a professora Adélia Miglievich Ribeiro (Ufes), o cacique Álvaro Tukano (diretor do Memorial dos Povos Indígenas), Paulo Ribeiro (presidente da Fundação Darcy Ribeiro) e Maria de Nazareth Gama e Silva (Fundação Darcy Ribeiro). A mediadora será a vidce-reitora da UENF, Teresa Peixoto.

Veja aqui a programação de aniversário da UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .