03/08/17

Campos dos Goytacazes, quinta, 03 de agosto de 2017. Nº 3.708

Professor da UENF lança livro sobre a cultura do café

Tendo como organizador o professor Henrique Duarte Vieira, do Laboratório de Fitotecnia do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (LFIT/CCTA), foi lançada a 2ª edição do livro  “Café Rural – Noções da Cultura”, editado pela Interciência, com apoio da Faperj. O livro amplia as informações contidas na primeira edição, lançada em 2006, acrescentando novos conhecimentos e conceitos mais recentes sobre a cultura do café.

Dirigido principalmente a estudantes de Agronomia, cursos afins e técnicos interessados na lavoura cafeeira, o livro também pode ser de grande ajuda ao produtor, uma vez que apresenta uma leitura de fácil compreensão. A autoria é dos professores Fábio Luiz Partelli (Ufes),  Nelson Geraldo de Oliveira (Eafi-MG), Roberto Tozani (UFRRJ), Weverton Pereira Rodrigues (UENF) e do pesquisador Wander Eustáquio de Bastos Andrade (Pesagro), além de Henrique Duarte Vieira.

Constituída de 10 capítulos, a obra aborda os seguintes temas: Origem; Instalação de Cafezais; Manejo de plantas invasoras em cafezais; Nutrição mineral e adubação; Formação de mudas de café; Condução do cafeeiro; Pragas e doenças do cafeeiro; Colheita; Café orgânico; e Sistema de Irrigação para o cafezal e custo de formação.

Segundo Henrique, o livro traz informações úteis a quem pretende iniciar e conhecer algo sobre a cafeicultura como botânica, como plantar, colher, conduzir a cultura, bem como os principais aspectos práticos relacionados.

-Não podemos esquecer a grande importância do Estado do Rio de Janeiro na história do café no Brasil. O Estado figurou no século XIX como maior produtor de café do País, período em que o Brasil já ocupava a posição de maior produtor mundial, posição que ocupa até os dias de hoje. Este é mais um papel desta obra: manter viva na memória dos leitores o quanto o Rio de Janeiro foi fundamental para a cafeicultura, recente e atual, do Brasil – diz.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .