11/07/17

Campos dos Goytacazes, segunda, 10 de julho de 2017. Nº 3.698

UENF debate o que mudou após Estatuto

Seminário aborda tendências das políticas para criança e adolescente

O que mudou no Brasil 27 anos após a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? Estudiosos, autoridades da área e um grupo de adolescentes e jovens se reúnem na UENF nesta quinta, 13/07/17, a partir das 14h, para debater o tema. O Seminário “27 anos do ECA: o que mudou?” vai ocorrer no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, em iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP).

Na ocasião, que é a data de aniversário, vão se discutir os efeitos da implementação das políticas para crianças e adolescentes alinhadas ao Estatuto, com atenção especial aos rumos e às tendências.

— Temos em mente um debate não apenas sobre as conquistas e os desafios postos ao ECA, mas sobretudo a referência de seu projeto, conforme concebido pela sociedade civil, que lutou em defesa de sua aprovação e implementação — explica a professora Wania Mesquita, coordenadora do PPGSP/UENF.

Serão duas mesas-redondas. A primeira, às 14h, terá como tema “Desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente nos dias atuais”. A coordenação é da professora Vânia Morales Sierra, da Faculdade de Serviço Social da Uerj, também coordenadora do Programa da Infância e Adolescência do Rio de Janeiro / Piarj. Participam desta mesa a psicóloga Giselle Pessanha Junqueira (Fundação Municipal da Infância e da Juventude de Campos dos Goytacazes), o juiz Heitor Carvalho Campinho (titular da 1ª Vara de Família de Campos) e José Henrique Mendes Crizostomo (diretor do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, que é uma unidade do Degase em Campos).

A mesa 2 terá como tema “A visão de adolescentes e jovens sobre o ECA em seus 27 anos”, com início às 16h30. A coordenação é da antropóloga Juliana Blasi Cunha, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF. Participam quatro estudantes do ensino básico: Gabriel Belchior (membro do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação da Uerj), Joberto da Silva Pessanha Junior (Colégio Estadual Alberto Torres, de São João da Barra, bolsista de Extensão Universidade Aberta da UENF), Maria Eduarda Cunha da Silva (Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Rio de Janeiro, participante do movimento Ocupa Amaro) e Rozana Barroso (Faetec Campos, diretora da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro).

O Seminário tem apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF, bem como do Programa da Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (Piarj) e Grupo de Pesquisa de Estudos Urbanos e Regionais (Gepur).

Workshop de Neurociências de 31/07 a 04/08 na UENF

A UENF realiza de 31/07 a 04/08/17 o Workshop de Neurociências: Neurofarmacologia & Hodologia Neural, dirigido a estudantes e profissionais com interesse em Neurociência. O workshop tem como convidado o professor Norberto Cysne Coimbra, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP). O workshop tem por objetivo revisar conceitos importantes em neurociência, bem como discutir o que há de mais avançado e recente no estudo do cérebro e do comportamento.

A coordenação do evento está a cargo do professor Arnoldo Rocha Façanha, do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB). Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .