05/07/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 05 de julho de 2017. Nº 3.694

Internacionalização é tema de palestra no IX CONFICT e II Congresso de Pós

Como parte da programação do IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, a diretora de Cooperação Internacional da Uerj, Cristina Russi, ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 05/07/17, no Centro de Convenções da UENF, para alunos e professores.

Presidente da Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari-RJ), Cristina Russi iniciou a palestra abordando o fim do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Ela informou que a Capes está criando um novo programa de internacionalização, chamado “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD)”. O Edital está previsto para julho, mas ainda não foi aberto.

Embora ainda não haja nada oficial, de acordo com Cristina, o novo programa será voltado exclusivamente para alunos de pós-graduação e alunos de graduação com bolsa de iniciação científica. A previsão é de que as bolsas comecem a ser concedidas no início de 2018.

– O Programa Ciência sem Fronteiras teve o mérito de colocar as instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional. Hoje há muito interesse, no estrangeiro, em vir para o Brasil – disse.

A palestrante falou sobre a trajetória de internacionalização da Uerj, onde atua. Criada em 1950, a Universidade criou o Departamento de Cooperação Internacional em 2001, o qual Cristina passou a coordenar em 2008. No ano de 2016, com a mudança de gestão da Universidade, o departamento foi transformado em Diretoria, ligada diretamente à Reitoria. Segundo Cristina, desde então, o setor vem crescendo muito, tendo atualmente 14 funcionários (no início só havia dois).

Cristina abordou ainda o trabalho que vem sendo realizado pela Reari-RJ, fundada em 2011 por 11 instituições, entre elas a UENF. Atualmente, a Rede é constituída por sete instituições de ensino federais, três estaduais, uma particular (PUC), além da Fiocruz e do IFF – seu mais novo membro. A Reari-RJ é uma associação sem fins lucrativos, cuja finalidade é buscar o constante aperfeiçoamento das atividades de cooperação internacional como instrumento para a melhoria do ensino, pesquisa, extensão e gestão das instituições participantes, além da inserção no cenário mundial.

– Aos estudantes que desejam fazer algo lá fora, eu aconselho a se programarem com bastante antecedência. Primeiro, é importante ir no setor da universidade que trata de internacionalização. Depois, pesquisar em sites de universidades estrangeiras. Dependendo do país, pode ser preciso aperfeiçoar a língua estrangeira. Enfim, um ano de planejamento é razoável para que tudo ocorra tranquilamente – disse.

Reunindo a UENF, o IFF e a UFF, o IX CONFICT e o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação se estendem até sexta-feira, 07/07/17. Veja a programação completa aqui.

Leia mais sobre o evento aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .