03/07/17

Campos dos Goytacazes, segunda, 03 de julho de 2017. Nº 3.692

IX CONFICT e II Congresso de Pós-Graduação têm início na UENF

Na cerimônia de abertura, reitor diz que eventos marcam “resistência” da Universidade

O IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação marcam a “resistência” da Universidade diante da falta de recursos a que vem sendo submetida, disse o reitor da UENF, Luís Passoni, ao abrir na tarde desta segunda-feira, 03/07/17, os dois eventos, no Centro de Convenções da UENF.

– Conseguimos concluir o 1º semestre, mas neste momento paira uma nuvem de dúvida sobre a Universidade. Esse evento marca a nossa resistência. Vamos procurar todos os caminhos possíveis para iniciar o 2º semestre – disse o reitor.

O deputado Julianelli, que representou a Comissão de Educação da Alerj, disse que o Estado do Rio de Janeiro vive sua maior crise, “política, ética e econômica”, o que vem causando reflexos nas universidades, afetando todos os seus setores – como o pagamento de bolsas, salários e investimentos em pesquisas e novas tecnologias.

– Nós, da Comissão de Educação, temos feito prevalecer a opinião, o clamor e a revolta das universidades. A universidade precisa resistir. Vocês, estudantes, têm um papel muito importante nessa resistência contra a destruição da universidade pública. É preciso fazer prevalecer o sonho de Darcy Ribeiro – disse.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, agradeceu à comunidade acadêmica da UENF por continuar ocupando a Universidade, mesmo diante de condições adversas.

– É muito simbólico estarmos aqui hoje discutindo o futuro, sem perder de vista o nosso presente. São tempos dificílimos, e precisamos ser teimosos, continuar, pois a educação é que vai permitir romper todos os limites – disse.

A cerimônia foi iniciada com uma apresentação do Coral do IFF e contou ainda com a presença do diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hernan Armando Mamani; e do superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Campos, Romeu Silva e Neto (representando o prefeito de Campos, Rafael Diniz).

Passoni dedicou os eventos à memória dos dois jovens que faleceram recentemente em acidentes de trânsito – o estudante de Design do IFF Lautaro Gantos, filho dos professores Marcelo Gantos e Sylvia Alicia Martinez, do Centro de Ciências do Homem (CCH), e a pesquisadora Maria Isabel Moreno, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF.

O IX CONFICT e o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação se estendem até sexta-feira, 07/07/17, no Centro de Convenções da UENF. Os eventos reúnem a UENF, o IFF e a UFF. Nesta terça-feira, uma das atrações é a palestra do professor Carlos Alberto Dias (LENEP/UENF), sobre o tema “Desafios da Ciência: dos tempos de Darcy à atualidade”, a partir das 10h30. Veja a programação aqui.

Primeiro reitor da UENF, o professor Wanderley de Souza, diretor científico da Finep, proferiu a palestra de abertura, intitulada “Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: desafios e transformações”.  Em sua explanação, Wanderley fez um rápido histórico da ciência no País, mostrando que as mais antigas universidades brasileiras não chegam a 100 anos. A criação do CNPq e da Capes, órgãos que ajudaram a institucionalizar a ciência no País, datam de 1951.

Segundo Wanderley, a inovação requer um longo caminho, que permita o amadurecimento dos conhecimentos básicos. Por isso, na sua opinião, é muito cedo para se exigir que o País consiga um grande sucesso na área de inovação tecnológica. Ele lembrou que, nas últimas décadas, o Brasil conseguiu subir da 24ª posição para a 13ª posição na produção científica mundial. No entanto, com a diminuição dos investimentos públicos em ciência, esta posição está caindo novamente.

– Durante um certo período, houve um investimento crescente em ciência e tecnologia. Tivemos quase R$ 3 bilhões por ano. Com isso, a ciência brasileira se projetou internacionalmente. Chegamos à 13ª posição e isso fez com que planejássemos chegar à 10ª posição. Mas a cada ano os investimentos vêm diminuindo. Se isso continuar por mais dois anos vamos perder muita coisa que já foi feita – disse.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .