19/05/17

Campos dos Goytacazes, sexta, 19 de maio de 2017. Nº 3.683

FestFIC 2017: inscrições até 31 de maio

O FestFIC 2017 vai acontecer de 5 a 12 de novembro de 2017. O evento oferece à população da região metropolitana do Rio de Janeiro e municípios do interior do Estado programação cultural diversificada que contempla múltiplas linguagens por meio de apresentações artísticas, seminários, cursos, oficinas, manifestações de cultura popular entre outras.

O Festival é gratuito e aberto a variadas técnicas, conceitos e experimentações, e proporciona o intercâmbio entre universidades, outras instituições e as cidades, reunindo professores, estudantes, funcionários técnico-administrativos, artistas, mestres populares, grupos e coletivos, além alcançar o ensino básico e escolas, reforçando o compromisso com a arte pública e com a construção de uma nova cidadania cultural.

As atividades são realizadas, principalmente, por instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro que compõem o Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow (CEFET-RJ), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Artistas, grupos, acadêmicos e outros podem inscrever seus projetos mediante preenchimento e envio do FORMULÁRIO

Para outras informações: http://fic.cefet-rj.br/

Abertas inscrições para seminário sobre religião e política

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Religião, Política e Sociedade, que será realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), nos próximos dias 29 e 30 de maio. Reunindo políticos e pesquisadores, o evento, com entrada franca, vai discutir os movimentos religiosos contemporâneos e suas articulações com a política. As inscrições vão até o dia 28 de maio

Para se inscrever é preciso enviar email para religiaopolitica@gmail.com, informando o nome completo e o vínculo acadêmico. A certificação será enviada por correio eletrônico após o término do Seminário.

A intenção do Encontro é abordar não apenas pesquisas acadêmicas sobre o tema, mas também debater com políticos que possuem ligações com manifestações religiosas. Entre os convidados estão o deputado federal Alessandro Molon (Rede), que também atua na igreja católica, e o pastor da Igreja Universal e vereador pelo PRB, Vanderly Melo. O político pelo PSOL, Henrique Vieira, aborda como o trabalho pastoral se articula com as reivindicações da esquerda. Ainda no primeiro dia de Seminário, o professor e doutor em Teologia, Fábio Py, discute a ligação dos evangélicos com a política.

O encontro também vai discutir pesquisas que investigam como a adesão religiosa influencia no comportamento eleitoral. Abordando o tema religião e voto, os pesquisadores Gustavo Smirdelle, Brand Arenari e Leandro Garcia Pinto trazem dados que revelam a articulação tanto de evangélicos quanto de católicos na política. Fechando o Seminário, as pesquisadoras Wânia Mesquita e Sílvia Gonçalves apresentam um panorama sobre os pentecostais no Brasil.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .