17/05/17

Campos dos Goytacazes, quarta, 17 de maio de 2017. Nº 3.681

‘Terceiro Milênio’ lança volume com autores internacionais

Periódico inaugura site no sistema OJS

O periódico Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Uenf em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro, acaba de lançar seu volume 6, que contém o dossiê “Fazer o comum nas sociabilidades modernas: controvérsias, demandas e reconhecimentos”. Organizado pelos professores José Resende e Bruno Dionísio, ambos com atuação na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, o dossiê reúne contribuições de cientistas sociais brasileiros, portugueses, argentinos, mexicanos, franceses e suíços.

— Doentes em final de vida, educadores e professores indignados, crianças devoradas por hienas, abortos, expatriados, pessoas violentas…estes  são  alguns  seres  que  povoam  os  nove textos  deste  dossiê — informam os organizadores  no texto de apresentação. Estes personagens são trazidos de etnografias confeccionadas em diferentes latitudes, desde cuidados paliativos em hospitais portugueses até questões envolvendo o infanticídio no Quênia; da controvérsia sobre o aborto no México à turbulência da escola e do sistema educativo português e do argentino; dos cenários de violência urbana ao clima inóspito de convivência nas grandes metrópoles europeias e sul-americanas.

O novo volume coincide com a entrada da revista na sistemática OJS (Open Journal Systems), software desenvolvido pela Universidade British Columbia e traduzido e customizado no Brasil pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), recebendo o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – Seer. O sistema propicia o acompanhamento de cada passo da avaliação pelos autores e pela equipe editorial, incluindo o mecanismo conhecido como avaliação duplo-cego.

Próximos números – Estão em fase de revisão os artigos do volume 7, que contém o dossiê “Pensamento Social: Desigualdades e Mudanças Sociais”. Já os volumes 8 e 9 — dedicados respectivamente aos temas “Eleições municipais brasileiras de 2016” e “Mobilidade Humana: Perspectivas e desafios” —  estão em fase final de prospecção de artigos. As chamadas de trabalhos estão em www.revistaterceiromilenio.com.br.

ASSAII realiza ‘Café de Confraternização com Estrangeiros’

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF realizou na manhã terça-feira, 16/05/17, o  “Café de Confraternização dos Estrangeiros”, no prédio da Reitoria.

De acordo com a Professora do CCTA e assessora Telma Pereira, o objetivo da confraternização foi promover a aproximação dos 15 estrangeiros que atualmente estudam na UENF, de diversos países como Índia, Paquistão, Colômbia, entre outros, para apresentar e ajudar na adaptação deles na Universidade.

– Estamos organizando para que este evento não seja o único, desejamos fazer outros com alimentos de cada cultura em breve – explicou Telma Pereira.

‘Mulheres na Pesca’: resultado final

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais divulga o resultado final do Edital de bolsas de estudo em Pós-Doutorado e Iniciação Científica no âmbito do projeto “Mulheres na Pesca: Mapa de Conflitos Socioambientais em Municípios do Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas”.

Iniciação Científica

Pós-Doutorado

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .