20/04/17

Campos dos Goytacazes, quinta, 20 de abril de 2017. Nº 3.674

Audiência Pública da Comissão de Educação da Alerj mostra avanços

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Comte Bittencourt,  em audiência pública na tarde desta quarta-feira (19/04/17), analisou o orçamento das três universidades do Estado, incluindo a UENF, confirmando que a grade de cursos foi ampliada em todas elas e que,  mesmo com os cortes no orçamento, as universidades estão conseguindo ampliar a oferta de ensino superior público gratuito no Rio de Janeiro. “Mas temos um problema que agrava isso. Desde 2015 vêm se acumulando recursos não repassados desse orçamento que já é apertado. Isso gera a crise que estamos vivendo hoje”, afirmou o deputado.

Falta de repasse

O reitor da UENF, professor Luís Passoni, reclamou que a instituição está há 18 meses sem repasse financeiro do Governo. “Nesse período só tivemos uma doação da Alerj de R$ 1,5 milhão, que é menos do que um mês do custeio de manutenção da universidade, e um pagamento do Governo do Estado de R$ 300 mil reais para a empresa de limpeza”, informou.

Para Passoni, as universidades deveriam ter autonomia financeira, como ocorre no Estado de São Paulo. “Desde 1998 as universidades paulistas aplicam esse modelo e hoje estão entre as melhores do país”, disse o reitor. Ele explicou que a universidade continuaria sendo uma autarquia do Estado, mas teria poder para tomar decisões. “Basicamente seria consignar uma porcentagem da arrecadação do Estado em duodécimos. Hoje não temos como definir o que é prioridade para a universidade, e dessa forma teríamos”, alegou.

IX CONFICT – Inscrições encerradas com recorde de resumos inscritos

Na última terça-feira, dia 18/04/17, foram encerradas as inscrições no IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (IX CONFICT). O evento, promovido pela UENF, o IFF e a UFF (campus de Campos dos Goytacazes), será realizado de 03 a 07 de Julho de 2017 no Centro de Convenções da UENF. Na edição de 2017 foram inscritos 590 resumos de Iniciação Científica e Tecnológica, um aumento em relação à última edição, que teve um total de 534 trabalhos.
Este ano o IX CONFICT vai ocorrer simultaneamente ao II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que reúne também a UENF, o IFF e a UFF. Mais informações sobre o IX CONFICT no site do evento http://www.ix.confict.iff.edu.br/.
Na próxima semana serão abertas as inscrições para o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, quando será a vez dos pós-graduandos enviarem seus resumos. O período de inscrição para a pós-graduação vai de 24/04 a 29/05.

UENF participa de Curso de Formação em Educação Quilombola

Cerca de 50 pessoas, entre professores, gestores e técnicos da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Quissamã — a segunda unidade de ensino quilombola do Rio de Janeiro — participaram na manhã desta quarta-feira (19/04/17), do curso de Formação em Educação Quilombola – Módulo I, com as professoras Maria Clareth Reis (UENF), Raimunda Penha Soares (UFF-Campos) e Rute da Silva Costa (UFRJ/Macaé). A iniciativa é para implementar a política educacional quilombola através do resgate da cultura local, com atividades pedagógicas, históricas e artísticas, oferecendo formação continuada para os profissionais. A escola tem 73 alunos que cursam da Educação Infantil ao 5º ano.

Após a apresentação de uma dança circular com jongo de Machadinha, os participantes conheceram a proposta do curso, com duração de três horas e meia, de estreitar a relação entre a escola e a comunidade com maior participação dos moradores nas decisões da unidade de ensino e capacitá-los para cursos e oficinas.

O secretário municipal de Educação, Robisson Serra, destacou a importância da parceria com a comunidade e as universidades. “Quero parabenizar a escola e as instituições superiores que se comprometeram a preservar a história da comunidade através desse projeto, somando para a Educação do nosso município”, disse.

Já o Coordenador Municipal de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas, ressaltou a união da escola e comunidade para recuperar os valores históricos. “A questão quilombola é muito forte. Temos que estar junto com a Educação e a comunidade, agregando valores”, falou.

O presidente da Associação de Moradores de Machadinha, Wagner Nunes, elogiou a iniciativa da escola e universidades. “Estamos no caminho certo. Começamos no Memorial, e agora com essa parceria vamos avançar muito mais pelo resgate da nossa identidade”, disse.

Participaram ainda as representantes da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima), composta ainda pelos moradores de Mutum, Bacurau, sítios Santa Luzia e Boa Vista e Fazenda Machadinha, Janaína Pessanha e Fabiana Souza, que mostraram as produções culturais feitas na comunidade, como culinária, jongo, contação de histórias, plantio e colheita.

FOTO: Phillipe Moacyr

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .