18/04/17

Campos dos Goytacazes, terça, 18 de abril de 2017. Nº 3.673

Reitor da UENF participa de reunião com Governador

O reitor da UENF, Luis Passoni, participou ontem, 17/04/17, de uma reunião com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, à qual estiveram presentes também os reitores das demais universidades estaduais: Ruy Garcia Marques (Uerj) e Maria Cristina de Assis (Uezo), bem como os presidentes da Fundação Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (CEECIERJ), Carlos Bielschowsky; e Fundação de Apoio à Escola (FAETEC), João Marcos Borges Mattos. A reunião teve por objetivo tratar de uma pauta conjunta entre as instituições de ensino superior do Estado do RJ, sobretudo no que diz respeito às necessidades básicas para manutenção e custeio durante o ano letivo de 2017.  A reunião teve ainda a presença dos secretários da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo; e Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI),  Pedro Fernandes.
– A pauta conjunta tem como principais objetivos colocar em dia os pagamentos dos salários dos servidores e bolsas dos alunos, e também pleitear um valor mínimo no custeio e a segurança nos pagamentos dos contratos dos terceirizados e outros – informou o reitor da UENF.
O governador disse que considera justa a reivindicação, porém só vai atender caso sejam suspensos os arrestos e bloqueios feitos pelo Governo Federal, o que o governo estadual vem tentando junto ao STF, ou se votado e sancionado o projeto de ajuda financeira aos estados que está na Câmara Federal. Há ainda uma outra alternativa apresentada ontem pela Casa Civil que visa  obter, em curto prazo, até R$ 1,5 bilhão adicional através de: licitação da folha de pagamento, securitização da dívida ativa, suspensão de créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), antecipação de pagamento de tributos e licitação de linhas de ônibus intermunicipais.
Uma nova reunião com o governador está agendada para o 02/05/17, na qual os reitores das universidades esperam uma boa notícia através do atendimento desta pauta conjunta.
Veja aqui vídeo com o reitor sobre a reunião, publicado na página Oficial da UENF no Facebook.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .