22/03/17

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, quarta, 22 de março de 2017. Nº 3.670

Polo Arte na Escola oferece curso à distância “Aprendendo com Arte”

Polo foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Pesquisa e à Formação Continuada de Professores da Rede Arte na Escola

O Polo Arte na Escola-UENF funciona na Casa de Cultura Villa Maria

O Polo Arte na Escola – UENF foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Pesquisa e à Formação Continuada de Professores da Rede Arte na Escola 2017-2018 e, com isso, vai oportunizar a um grupo de 20 professores de Arte da Região Norte\Noroeste Fluminense a participação no curso à distância “Aprendendo com Arte”.

São 150 horas de aprendizagem no ambiente virtual distribuídas em módulos teóricos e práticos, abrangendo os seguintes conteúdos: metodologias de projeto, educação patrimonial, cultura visual, mediação cultural, artes híbridas, mídias digitais e introdução ao uso de tecnologias em sala de aula.

O corpo docente do curso é formado por arte-educadores de referência nacional, como Anamélia Bueno Buoro, Miriam Celeste Martins, Valéria Peixoto de Alencar, entre outros. Os materiais são produzidos com base no mapeamento cultural da localidade e em abordagens contemporâneas do ensino de arte. No ambiente virtual, os professores poderão compartilhar suas práticas em sala de aula, levantar problemas e receber orientações dos professores tutores.

No período de realização do curso, cada Polo realizará inúmeras ações de formação presenciais e atividades em espaços culturais, buscando articular os conteúdos do curso e os saberes trazidos pelos professores sobre suas práticas de ensino. Ao final do curso, cada professor poderá desenvolver um projeto de pesquisa didática com foco na linguagem artística e no nível da educação básica em que atua.

Uma comissão constituída pelo Instituto Arte na Escola selecionará até um projeto de pesquisa por Polo para ser desenvolvido no ano subsequente. Em fevereiro de 2018, os 10 professores selecionados realizarão uma residência artístico-pedagógica de três dias em espaço cultural ou museu de arte contemporânea de referência nacional, participando de visitas mediadas a exposições de arte; oficinas prático-teóricas em ateliês; apresentação e discussão dos projetos de pesquisa didática com a equipe do Instituto Arte na Escola e especialistas convidados.

Aberta Conferência Internacional sobre Eco-hidrologia

Foi aberta na manhã desta terça-feira, 21/03/17, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF, a Conferência Internacional sobre Eco-hidrologia.

A solenidade de abertura teve a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; da diretora do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB), Kátia Valevski Sales Fernandes; e do deputado Bruno Dauaire, presidente da Frente Parlamentar da Alerj em defesa da UENF, entre outros.

Saiba mais sobre o evento, que está reunindo pesquisadores de diversas instituições do País e estrangeiras, aqui.

Reitor recebe deputado Comte Bittencourt

O reitor da UENF, Luis Passoni, recebeu na tarde da última segunda-feira, 20/03/17, em seu gabinete, a visita do deputado estadual Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj. O deputado e o reitor conversaram sobre a situação da Universidade, que continua sem receber os repasses do Governo do Estado referentes à verba de custeio.
A reunião teve a participação da vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto, e do chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio. Passoni pediu ajuda do deputado para a aprovação da autonomia financeira da UENF, na sua opinião a única saída para a resolução dos problemas da Universidade. O deputado se propôs a ajudar.
– O problema é que o Estado está todo parado. A crise não afeta só as universidades. Não vejo uma solução a curto prazo. Confesso que infelizmente estou muito cético. Não vejo saída para o Estado que não seja abrupta – disse, referindo-se a uma possível intervenção federal.
Um dos assuntos abordados foi a necessidade de pagamento das empresas terceirizadas. O reitor ressaltou que qualquer negociação com as empresas fica difícil se não houver uma contrapartida financeira do Governo.
– A empresa que presta serviços de limpeza estava para encerrar o contrato, mas o Governo pagou R$ 300 mil e isso não aconteceu. Só que a dívida é muito maior, então se não houver mais repasses não sabemos até quando poderemos contar com esse serviço – disse Passoni.
A dívida com as concessionárias de água e energia também foi abordada. Segundo o reitor, houve uma diminuição no fornecimento de água. A vice-reitora observou que o fornecimento de energia só não foi cortado porque a UENF conseguiu liminar na Justiça proibindo o corte.
A respeito do Restaurante Universitário, que não está funcionando, Passoni informou que já está em andamento uma nova licitação para a escolha da empresa que administrará o restaurante. O contrato não pôde ser renovado com a empresa anterior porque ela exigia o aumento dos valores das refeições. A verba do Restaurante está garantida para este ano, através do PNAEST (Governo Federal).
– Estamos tentando outras formas de sobreviver, mas não gostaríamos de ver isso como uma solução perenizada. Afinal educação, saúde e segurança são compromissos do Estado – disse o reitor.

Evento celebra Dia da Água e Dia Meteorológico Mundial

Para celebrar o Dia da Água (22/03) e o Dia Meteorológico Mundial (23/03), o Laboratório de Meteorologia da UENF (LAMET), em parceria com a Coppe/UFRJ, realiza de 22 a 24/03/17 o evento “Quando o ar e a água se encontram”. O evento, que tem o apoio do Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET-RIO) e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), será realizado na Coppe/UFRJ (Cidade Universitária-RJ). A inscrição é gratuita.
A abertura ocorre às 13h desta quarta, 22/03/17, seguida de mesa-redonda sobre o tema “Vento, água e energia”.
Veja mais informações aqui.
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Marco Antônio Moreira