13/03/17

Campos dos Goytacazes, segunda, 13 de março de 2017. Nº 3.669

Auditório cheio para receber Roberto DaMatta na UENF

Roberto DaMatta

“A falta de recursos para as universidades é um sinal de como os administradores públicos veem o papel dos professores na nossa sociedade”. Com esta frase, o antropólogo Roberto DaMatta expressou sua indignação para com a situação precária vivenciada pelas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, ao ministrar na manhã desta segunda-feira, 13/03/17, a aula magna da UENF. Com o título “Toda vida dando aula”, a palestra foi acompanhada por estudantes, técnicos e professores, que lotaram o anfiteatro do Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

DaMatta convidou professores de outras universidades a fazerem o mesmo que ele, para ajudar a UENF a manter suas atividades. Segundo o professor, em alguns momentos é preciso “empurrar a História”, ou seja, atuar de forma a tentar mudar o seu curso.

– Espero que eu esteja abrindo uma avenida de sucesso. Que outros possam fazer o mesmo. Se precisar, eu venho pra cá e não saio. Até durmo aqui se for preciso. Precisamos ocupar a Universidade – disse.

Ao abrir o evento, o reitor da UENF, Luís Passoni, disse que a aula magna era “mais um ato de resistência da Universidade”. Ele ressaltou que a UENF tem procurado enfrentar as dificuldades financeiras mantendo-se aberta e funcionando.

– Enquanto tivermos forças vamos manter a Universidade em funcionamento. Sua presença aqui muito nos dá forças para continuar a nossa caminhada, apesar de todas as dificuldades – disse.

O evento foi aberto, além do reitor, pela pró-reitora da Graduação da UENF, Marina Suzuki. Antes da palestra, DaMatta foi apresentado pelo professor Arno Vogel, do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH), também antropólogo.

(Fotos: Alex de Azevedo)

Agradecimento à comunidade

A Villa Maria arrecadou material de limpeza

A professora Simone Teixeira, diretora da Casa de Cultura Villa Maria, agradece à comunidade pelas doações recebidas por ocasião da realização do evento “Ressaca na Villa”, ocorrido em 04/03/17. Durante o evento, foram arrecadados materiais de limpeza, para ajudar na manutenção da Villa Maria.

A “Ressaca na Villa Maria” teve a participação da centenária banda Lira de Apollo, entre outras atrações. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade para a situação de dificuldade financeira por que passa  Universidade, que não vem recebendo sua verba de custeio desde outubro de 2015.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .