09/03/17

Campos dos Goytacazes, quinta, 09 de março de 2017. Nº 3.666

UENF recebe professor da Columbia University

Professor Kevin L. Griffin estuda impactos das mudanças climáticas nos processos fisiológicos de ecossistemas vegetais

Durante toda a semana (6 a 10 de março), o setor de Fisiologia Vegetal da UENF está recebendo a visita do professor Kevin L. Griffin, da Columbia University, localizada em Nova York, EUA. O professor Kevin é doutor em Botânica e sua linha de pesquisa está relacionada com a investigação dos impactos das mudanças climáticas globais nos processos fisiológicos de ecossistemas vegetais.
Ele tem coordenado importantes pesquisas no Alasca, as quais visam investigar o impacto das alterações nas temperaturas sob aspectos fisiológicos dos principais ecossistemas desta região, principalmente a respiração.
A vinda do professor Kevin está relacionada com uma colaboração científica entre o grupo de Fisiologia Vegetal do Setor de Fisiologia Vegetal do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF (LMGV), a Columbia Global Center Rio de Janeiro e Columbia University, firmada por meio de um projeto aprovado pela Faperj, coordenado pelo professor Eliemar Campostrini, da UENF.
O projeto visa reduzir a aplicação de água em cultivo de videira no Norte Fluminense, sem prejuízos para a qualidade e produtividade, e faz parte da tese do estudante de doutorado Jefferson Rangel da Silva, que fez um período sanduíche na Columbia University durante nove meses em 2015.
 Na terça e na quarta o Prof kevin ministrou o curso “Efeitos das mudanças climáticas globais na fotossíntese e respiração vegetal” para professores e estudantes do Programa de Produção Vegetal. Na quinta-feira ele participa de visitas técnicas a São Fidelis para conhecer o cultivo da videira em região tropical, informou a professora Mara de Menezes.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .