15/02/17

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017. Nº 3.659

Universidades emitem Moção de Apoio à Faperj

UENF participa da criação  do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do  Estado Rio de Janeiro

Em reunião realizada na sede da Faperj, na última quinta-feira, dia 09/02/17, foi estabelecido o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do estado do Rio de Janeiro, com a participação dos pró-reitores da UENF, Uerj, Uezo, UFRJ, UFF, UFRRJ, Cefet RJ e UniRio. A reunião contou também com as presenças do diretor científico da Faperj, professor Jerson Lima, e da diretora de Tecnologia, professora Eliete Bouskela. Na ocasião, entre outros assuntos, o Fórum decidiu manifestar a preocupação com o recente corte no orçamento da Faperj e preparou uma Moção de Apoio à agência. Veja aqui a Moção de Apoio à Faperj.

Além do corte no orçamento da Faperj, os pró-reitores debateram a situação das Universidades, a repercussão e o impacto da crise estadual na pesquisa e na pós-graduação e traçaram planos de ação que envolvem reuniões periódicas e a composição de uma frente de defesa dos interesses das universidades públicas.

– Há uma grande preocupação com a repercussão a médio e longo prazo com a descontinuidade dos repasses de recursos da Faperj. Sem dúvida, isso irá impactar negativamente o desenvolvimento das atividades de pesquisa, tecnologia e inovação em todo o estado do Rio de Janeiro. Existe ainda a questão da perda de recursos humanos altamente qualificados para outros estados e países, por causa da falta de apoio aos jovens recém-doutores e também aos grupos emergentes. Quanto aos grupos de pesquisa consolidados, esses certamente também sofrerão com a diminuição ou mesmo a interrupção de suas trajetórias de excelência acadêmica. A criação desse fórum nos possibilita ter mais uma oportunidade de resistência diante do momento que atravessamos, declarou a Professora Rosana Rodrigues, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .