30/01/17

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 30 de janeiro de 2017. Nº 3.657

Colegiado Acadêmico decide manter calendário

Para evitar evasão de alunos, calouros terão atividades antes do início do ano letivo de 2017, marcado para julho

Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira, 30/01/17, o Colegiado Acadêmico da UENF (COLAC) decidiu  manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do 2º semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira, 06/02/17, e o início do 1º semestre de 2017 a partir de julho/2017. Para evitar a evasão de estudantes, ficou estabelecido que serão oferecidas, já a partir de março, atividades acadêmicas aos que vão ingressar na UENF em 2017. A proposta será discutida em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UENF nesta terça-feira, 31/01/17, às 15h, no Centro de Convenções, aberta a toda a comunidade.

As atividades poderão incluir desde seminários e palestras ate a oferta de disciplinas. Ainda que o 1º semestre de 2017 só se inicie em julho, os estudantes que cursassem tais disciplinas teriam seus créditos aproveitados futuramente. O COLAC criou uma Comissão para estudar esta possibilidade, com representantes de todos os Centros da UENF, presidida pela professora Ana Okorokova, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).

Ao abrir a reunião, o reitor Luis Passoni ressaltou que em 2016 o 1º semestre teve início no meio do ano, tendo sido registrada uma evasão de aproximadamente 50% dos calouros. A outra proposta colocada em votação foi a de iniciar concomitantemente o 2º semestre de 2016 e o 1º semestre de 2017 a partir de março. Esta proposta, no entanto, não foi considerada viável pelas Câmaras de Graduação e Pós-Graduação.

– Já fizemos duas reuniões na Câmara de Graduação para discutir isso e chegamos à conclusão de que  não há possibilidade de concomitância dos semestres. Não temos estrutura física nem professores suficientes, especialmente nas disciplinas básicas ofertadas pela maior parte dos cursos de graduação – disse a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki.

Pelo calendário, o 2º semestre de 2016 teria início em 30/01/17, mas a Reitoria decidiu prorrogar em uma semana para que o assunto pudesse ser discutido pelos colegiados competentes da Universidade. Em Nota divulgada em 24/01/17, o reinício das aulas foi transferido para 06/02/17.

Além do retardamento do Calendário de 2017,  o reitor salientou que a UENF passa ainda por outros problemas, como a falta de segurança e o fechamento do Restaurante Universitário. Ele informou que, após a suspensão do serviço de segurança pela empresa contratada, devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado, a UENF tentou fazer outra licitação, mas não houve interessados. Já a empresa que servia o Restaurante Universitário desistiu de renovar o contrato, alegando baixo valor das refeições. A empresa que faz os serviços de limpeza e jardinagem ainda continua a oferecer o serviço, mas já avisou que não tem como continuar por mais tempo sem receber o pagamento.

Matrículas do SISU 2017 de 03 a 07/02/17

A UENF realiza a partir desta sexta-feira, 03/02/17, as matrículas da primeira chamada do SISU 2017, que poderão ser feitas até quarta-feira, 07/02/17. O atendimento é no Centro de Convenções da UENF, que fica no campus Leonel Brizola, em Campos dos Goytacazes (Avenida Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia), das 9h às 17h.

Ao todo, são 558 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Biologia-licenciatura (40) , Ciência da Computação (25), Pedagogia-licenciatura (30), Ciências Biológicas-bacharelado (80), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física-licenciatura (30), Matemática-licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Química-licenciatura (30) e Zootecnia (40).

Veja mais informações aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .