13/12/16

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 13 de dezembro de 2016. Nº 3.653

Pesquisadores da UENF, UFRJ e UEZO ganham Prêmio Zigman Brener 2016

600px-toxoplasma_gondii

Toxoplasma gondii (Foto: Wikipedia)

Trabalho sobre o Toxoplasma gondii, da equipe composta por professores da UENF, UFRJ e UEZO, coordenada pelo professor Sérgio Henrique Seabra — graduado e mestre pela UENF, doutor pela UFRJ e atualmente professor na UEZO —, ganhou o prêmio Zigman Brener 2016 no Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), ocorrido de 7 a 9/11/16, na área de Biologia Translacional. O congresso da SBPz é internacional e um dos mais tradicionais do Brasil sendo essa sua quadragésima terceira versão.

Intitulado “Anti-Toxoplasma gondii activity of inorganic compounds coordinated or not with sulfadiazine”, o trabalho tem como autores Juliana De Araujo Portes, Caroline Soares Motta, Pedro Gustavo Theófilo Siqueira, Júlia Resende De Oliveira, Nathália Florencia Barros Azeredo, Christiane Fernandes, Adolfo H. Junior, Renato Augusto DaMatta, Wanderley de Souza e Sergio Henrique Seabra.

O trabalho é fruto de colaboração que envolve a dr. Juliana Portes, pela UFRJ; a mestranda Júlia Resende De Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF (LBCT/CBB/UENF); os professores Christiane Fernandes (LCQUI/CCT/UENF); Adolfo Horn Junior (LCQUI/CCT/UENF); Renato Augusto DaMatta (LBCT/CBB/UENF), orientador de Julia De Oliveira; Sérgio Henrique Seabra (UEZO), que, em conjunto com o professor Wanderley De Souza (UFRJ e primeiro reitor da UENF), orientou Juliana Portes.

Esse grupo já publicou três artigos científicos e tem apoio de dois projetos da Faperj. O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios da UEZO, UENF e UFRJ e descreve os efeitos de compostos inorgânicos sintetizados pelo grupo de Química de Coordenação e Bioinorgânica (LCQUI-UENF) que, coordenados com sulfadiazina, controlam o crescimento de T. gondii dentro de células hospedeiras e em camundongos. T. gondii é um protozoário parasito intracelular obrigatório causador da Toxoplasmose, doença de abrangência mundial e com grande prevalência em Campos dos Goytacazes.

O tratamento convencional dessa doença negligenciada utiliza sulfadiazina, sendo ultrapassado. Portanto, pesquisas em busca de novas terapias medicamentosas são importantes. O grupo vem trabalhando em conjunto desde 2011 testando esses compostos no controle de T. gondii. Os novos compostos preparados mostraram-se capazes de controlar o crescimento do parasito que apresenta uma série de alterações que indicam morte celular por apoptose e necrose.

Testes in vivo, realizados em camundongos no LBCT, indicam que o composto tem efeito no controle do parasito, sugerindo que novas alternativas de tratamento podem ser viáveis com esses compostos. O trabalho foi financiado pela Faperj, CNPq e Capes e conta com o apoio das três instituições.

Sociologia Política lança pesquisa junto a ex-alunos

Programa da UENF quer saber onde estão e o que pensam seus egressos

Prestes a completar dez anos de atividades, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF acaba de lançar uma pesquisa de opinião junto a seus egressos. O formulário fica disponível somente até 15/12/16 no sítio eletrônico do PPGSP.

O principal objetivo do levantamento é mapear a opinião dos egressos quanto aos cursos, colhendo observações, críticas e sugestões de melhoria. Entre mestres, doutores e pós-doutores, mais de 100 pesquisadores tiveram, desde 2007, a contribuição do programa em sua formação.

— Esta pesquisa foi concebida como mais um insumo no amplo conjunto de iniciativas voltadas para elevar permanentemente a qualidade do programa — informa a coordenadora Wania Mesquita.

Pré-Vest/UENF prorroga inscrições até 15/12

A coordenação do Pré-Vest/UENF prorrogou até a próxima quinta-feira, 15/12/16, o prazo de inscrições para o próximo ano letivo. Veja as novas datas:

Resultado e recurso para a avaliação sócio econômica dia 19/12.
Resultado dos recursos dia 21/12.
Demais datas serão mantidas.
Com essa alteração, todos os inscritos farão a prova no dia 18/12.
Veja mais informações aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri