05/12/16

Pesquisa da UENF publicada na Scientific Reports

thiago-venancio-e-aluno-web

Daniel (à esquerda) e o professor Thiago

Pesquisa  coordenada pelo professor Thiago Venâncio, do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF, foi publicada no periódico científico Scientific Reports (Nature Publishing Group; Fator de Impacto: 5.23). O artigo é produto da tese do dr. Daniel Bellieny-Rabelo, defendida recentemente no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF. No trabalho, o grupo estudou os perfis transcricionais de eixos embrionários de sementes de soja durante a germinação.

— Lançamos mão de tecnologias de sequenciamento de segunda geração e métodos de bioinformática para encontrar os genes mais relevantes nesta importante etapa do ciclo de vida da planta. Acredito que este artigo represente uma produção importante na área, não apenas pelas descobertas nele contidas, mas também pela possibilidade de outros grupos aproveitarem os dados produzidos no desenvolvimento de outros projetos de pesquisa — explica o professor Thiago Venâncio.
O trabalho contou ainda com a colaboração dos doutores Antônia Elenir A. Oliveira (UENF), Elane da Silva Ribeiro (UFRJ-Macaé) e Evenílton Pessoa da Costa (UENF), além do doutorando Eduardo Gamosa de Oliveira. Daniel Bellieny-Rabelo atualmente é bolsista Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia.
O artigo pode ser livremente acessado aqui.

Doutorando da UENF recebe prêmio no X-Meeting 2016

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF, Rajesh Kumar Gazara, orientado pelo Doutor Thiago Motta Venâncio, do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP), recebeu o prêmio “Best poster award” na área de “RNA and Transcriptomics” no X-Meeting 2016. O evento, conferência internacional que está em sua 12ª edição, foi realizado de 16 a 18/11/16, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo o professor Thiago, o estudo premiado revelou diversos perfis transcricionais essenciais para os processos digestivos em diferentes insetos não-modelo, incluindo a conservação da expressão de genes homólogos em intestinos de espécies evolutivamente distantes.

O trabalho, intitulado “De novo transcriptome assembly and comparative expression profiling of midgut tissues of four non-model insects” teve como autores da UENF Rajesh Kumar Gazara, Daniel Bellieny Rabelo e Thiago Motta Venâncio, além de Christiane Cardoso, Clélia Ferreira e Walter Terra da Universidade de São Paulo.

Mestranda da UENF premiada no XIV Congresso de Ecotoxicologia

aluna-premiada

Laura (à esquerda), Aline Intorne e Mariana Freitas.

A mestranda Laura Mathias Barroso, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral na área/subárea Ecotoxicologia de Ambientes Lacustres: Água e Sedimento – Manejo, Remediação e Controle de Risco, com sua pesquisa sobre a interação de plantas aquáticas com bactérias benéficas, durante o Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.

Laura atua no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos (LFBM) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB). O congresso, que aconteceu de 07 a 10/10/2016, teve por objetivo discutir o estudo e monitoramento do ambiente, propondo métodos e alternativas de tratamento a contaminantes ambientais.

A pesquisa, que tem como título “Caracterização de bactérias benéficas associadas à Typha domingensis”, foi orientada pela professora Aline Chaves Intorne e visa estudar bactérias associadas a essa macrófita aquática, que podem auxiliar na biorremediação de ambientes contaminados por metais.

Macrófitas são plantas capazes de remover poluentes da água e as bactérias associadas a essas plantas podem promover o crescimento vegetal pela produção de fitohormônios, a fixação biológica de nitrogênio e a solubilização de nutrientes. Além disso, muitos desses micro-organismos são resistentes a metais, contribuindo para a remediação do ambiente aquático.

Os resultados obtidos comprovam que a inoculação microbiana em Salvinia auriculata, usada como macrófita modelo, foi capaz aumentar em 15% a taxa de crescimento vegetal. Além disso, tal interação melhorou a resposta da planta na presença de cobre, mostrando que essa associação tem potencial para estudos de biorremediação por contaminação com metal.

— É em eventos como este que as pessoas começam a discutir as situações onde é possível melhorar o País com relação a meio ambiente, como por exemplo, as contaminações e a legislação ambiental vigente. Foi uma surpresa este prêmio, porque é a primeira vez que participamos  do evento,e somos um grupo novo na área. Foi muito gratificante para todos nós — disse a professora Aline Intorne.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri