29/11/16

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 29 de novembro de 2016. Nº 3.648

Revista Terceiro Milênio tem novos números

capa_redVolumes abordam vozes das periferias, estudos regionais e ensaios teóricos

Está no ar o volume 5 do periódico Terceiro Milênio – Revista Crítica de Sociologia e Política, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro. O volume traz o dossiê “As margens da cidade”, com sete artigos abordando tensões que atingem diretamente populações de regiões periféricas, inclusive de Campos dos Goytacazes (RJ).

— Os diferentes textos permitem, em seu conjunto, repensar a categoria “margem” e os atores que agem nesses espaços — explica a professora Caterine Reginensi, organizadora do dossiê. O volume contém ainda artigo baseado na correspondência entre Darcy Ribeiro e Celso Furtado em 1969 e 1970 e texto referente à instituição da Cátedra Darcy Ribeiro na Universidade Estadual de Montes Claros, terra natal de Darcy, além da resenha do livro “Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”.

Outros números – Também foram publicados os volumes 3 e 4 do periódico. O primeiro, que inclui o dossiê “Ensaios teóricos em Sociologia e Política”, traz sete artigos abordando temas como os conceitos de classe social e teoria crítica, as mudanças no mundo do trabalho, as sutilezas envolvendo o trabalho de campo na produção etnográfica, a delicada abordagem das comunidades terapêuticas religiosas com usuários de drogas e a questão racial no alvorecer da redemocratização brasileira. O volume traz ainda um texto inédito em português sobre a contribuição do filósofo e ensaísta Carlos Nelson Coutinho para o debate democrático no Brasil. Na resenha, destaque para o livro “À Margem do Abismo: Conflitos na Política Brasileira”, de Wanderley Guilherme dos Santos. E na seção “Documentos” a revista resgata texto de Darcy Ribeiro contando os bastidores da criação da Universidade de Brasília (UnB).

Já o volume 4 é dedicado ao tema “Estudos regionais”, com oito artigos que incluem abordagens teórico-metodológicas e estudos aplicados ao contexto do estado do Rio de Janeiro. Há ainda um texto descrevendo a associação entre o posicionamento socioeconômico (classe, ocupação, raça, gênero) e a autoavaliação do estado de saúde e ainda uma resenha do livro “Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial”, organizado por Milton Santos e Bertha Becker. Na seção “documentos”, o volume publica a carta do então senador Darcy Ribeiro aos deputados federais defendendo os pontos cruciais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que viria a ser aprovada em 1996 e ficar conhecida como LDB Darcy Ribeiro.

O esforço de atualização da periodicidade da revista inclui dois números a serem publicados neste segundo semestre, em fase de elaboração. Para 2017, o periódico está abrindo o prazo de submissões para os dossiês analíticos sobre o quadro político pós-eleições municipais e sobre a problemática das migrações.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri