24/11/16

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 24 de novembro de 2016. Nº 3.646

Rafael Diniz: ‘quero a UENF dentro do nosso governo’

rafael-dinizPrefeito eleito de Campos participa de reunião com o reitor Luis Passoni e membros da Administração da Universidade

A UENF recebeu na manhã desta quinta-feira, 25/11/16, a visita do prefeito eleito de Campos, Rafael Diniz, e de dois integrantes da equipe de transição do novo governo: Sana Gimenez e Brand Arenari, responsáveis, respectivamente, pelas áreas de Assistência Social e de Educação. Recebido pelo reitor Luís Passoni e membros da administração da UENF, Rafael Diniz se comprometeu a estabelecer parcerias e manter diálogo constante com a Universidade.

– Cuidar da UENF é um dever de todo cidadão campista. Vocês acabam de demonstrar aqui que há uma infinidade de projetos prontos para serem colocados em prática. Só falta mesmo vontade política. Quero estar presente na UENF e a UENF vai estar presente no nosso governo. Quero vocês dentro da Prefeitura – disse Rafael Diniz, após ouvir de pró-reitores e diretores de Centro explanações sobre possíveis projetos que poderiam ajudar na formulação de políticas públicas.

Representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues, a assessora da ProPPG, Maria Cristina Gaglianone, ressaltou que a Universidade desenvolve mais de 700 projetos de pesquisa com o perfil voltado para o contexto regional. Ela elencou cinco áreas mais fortes dentro deste perfil: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Engenharia e Tecnologias, Agropecuária e Saúde.

A diretora do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Kátia Valevski Sales Fernandes, chamou a atenção para as pesquisas na área de Saúde, voltadas para doenças com alta prevalência na região, como toxoplasmose, dengue e tuberculose. Ela observou que já foram realizados diversos mapeamentos e levantamentos que podem ser de grande relevância para as políticas públicas. Kátia também citou a importância do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF na formulação de políticas ambientais para o município.
– Temos, por exemplo um diagnóstico completo da Lagoa de Cima, que gostaríamos que se tornasse um Plano Diretor para a Lagoa. Estamos dispostos também a disponibilizar treinamento de pessoal – disse.
A reunião contou ainda com o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio; a secretária-geral da UENF, Beatriz Boeschenstein; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta; o assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Carlos Gatts (representando a pró-reitora Marina Suzuki); o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), José Frederico Straggiotti; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Rodrigo Nogueira; a diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF (ASSAII), Telma Santana; os professores Roberto Dutra e Wânia Mesquita, do Centro de Ciências do Homem (CCH), além do diretor do CCH, Marcelo Gantos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri