22/11/16

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 22 de novembro de 2016. Nº 3.644

Recursos garantidos para o Restaurante Universitário em 2017

Secretário de Ensino Superior do MEC garante que contratos do Pnaest serão prorrogados

Restaurante Universitário da UENF

Em reunião com o reitor da UENF, Luís Passoni, na última segunda-feira, 21/11/16, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, garantiu que os contratos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest) que vencem em dezembro/2016 e em fevereiro/2017 serão prorrogados. Desta forma, está garantido o funcionamento do Restaurante Universitário da UENF (RU) no próximo ano. Luís Passoni e Paulo Barone conversaram durante o Fórum de Reitores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro.

— Em tempos normais, isso não seria uma preocupação, mas neste momento atual, sim. Agora, temos a garantia do funcionamento do Restaurante Universitário no próximo ano, pois ele funciona com recursos deste Programa — disse o reitor.

Instituído em 2010 pelo Ministério da Educação, o Pnaest beneficia as instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os recursos são destinados exclusivamente às instituições estaduais de educação superior gratuitas – universidades e centros universitários – para o atendimento de estudantes matriculados em cursos de graduação presencial.

Dentre seus objetivos estãoa democratização das condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública estadual; a minimização dos efeitos das desigualdades sociais e regionais no acesso à educação superior; a redução das taxas de retenção e evasão; o aumento das taxas de sucesso acadêmico dos estudantes; e a promoção da inclusão social pela educação.

Durante a reunião, o reitor também conversou com o secretário sobre a possibilidade de uma participação mais efetiva do governo federal no financiamento às universidades estaduais.

Nota da Reitoria sobre atraso no pagamento das bolsas

A Reitoria da UENF informa que todos os procedimentos relativos ao pagamento das bolsas estudantis foram feitos pela Administração da Universidade. As Programações de Desembolso (PDs) relativas às bolsas de outubro foram emitidas entre os dias 07 e 09/11/16. No entanto, o Governo do Estado — que havia prometido pagar as bolsas junto com os salários dos servidores — não efetuou até agora o pagamento aos bolsistas.

— Estamos em tratativas com o Governo do Estado para obtermos uma definição quanto à data em que as bolsas serão pagas.  Até agora, não conseguimos uma posição oficial do Governo. No entanto, a Universidade fez a sua parte — disse o reitor.

Ele lembrou que os salários dos servidores da UENF, assim como dos demais órgãos do Estado, também não foi pago integralmente, tendo sido dividido em sete parcelas que se encerram em 05/12/16.

Veja aqui a relação das PDs referentes às bolsas da UENF, com as datas de emissão.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri