21/11/16

Campos dos Goytacazes, segunda, 21 de novembro de 2016. Nº 3.643

Cerimônia para os recém-doutores

doutoresO Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro foi palco de uma cerimônia para os recém-doutores que acabaram de ser selecionados para ingressar na Universidade. O evento aconteceu na última quinta-feira, 17/11/16, com o objetivo de entregar os termos de outorga e dar as boas-vindas para os novos integrantes dos Programas de Pós-graduação da UENF.

Os recém-doutores, que recentemente defenderam suas teses de doutorado, passaram por um processo seletivo em que tiveram seus desempenhos acadêmicos e produções científicas avaliados por professores dos Programas de Pós-graduação.

Uma parte dos recém-doutores foram alunos da UENF de doutorado e graduação. A outra parte, porém, vinda de outros estados – como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina –, não conhecia a Universidade. O reitor da UENF, Luis Passoni, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues, deram as boas vindas aos cerca de 40 recém-doutorados que estão entrando na UENF.

– Para os Programas isso é muito importante porque traz novas possibilidades, pois essas pessoas vindas de fora para a UENF vêm com novas ideias, novas técnicas, novas metodologias de trabalho. Elas passam a integrar nossas equipes de pós-graduação e isso traz uma riqueza maior para a UENF- disse a pró-reitora.

doutores2Ela lembrou que a cada quatro anos a Capes avalia os programas de pós-graduação, e esse ano de 2016 é o que fecha esse quadrienal. Então, todo o conjunto de dados gerados durante esses quatro anos serão avaliados pela Capes em 2017. Segundo Rosana, a chegada desses jovens doutores pode impactar positivamente os Programas de Pós-graduação da UENF.

– Embora o tempo de bolsa para eles seja curto nesse primeiro momento – para alguns de outubro até fevereiro e outros, de novembro até fevereiro – é um tempo suficiente para que eles possam produzir e analisar resultados, escrever artigos e se integrar de forma bem consistente com essas equipes – completou.

A pró-reitora disse ainda que faz parte dos planos da UENF tornar permanente a realização do processo seletivo e da cerimônia, a fim de manter a relação dos recém-doutores com os Programas de Pós-Graduação.

Texto: João Marcelo Campinho, estagiário da ASCOM.

Professor da Universidade de Heidelberg na UENF nesta quarta

palestraA UENF recebe nesta quarta-feira, 23/11/16, a visita do professor Willian Sax, da Universidade de Heidelberg. Professor de Antropologia do Instituto do Sul da Ásia, da Universidade de Heidelberg, ele  ministra palestra sobre o tema “A eficácia da cura ritual” a partir das 10h, na Sala Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH).

O professor Willian Sax tem doutorado pela Universidade de Chicago, pós-doutorado em Harvard e trabalha com as temáticas Religião, Performance, Gênero e Política, Trauma e Perspectiva Transcultural, Corpo e Mente, Mudança de Mentalidade. Suas pesquisas de campo versam sobre os processos de peregrinação pelo Himalaia.

No período da tarde o professor participa de uma roda de conversa sobre pesquisa de campo em Antropologia. O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Sociologia Política do CCH/UENF. A palestra será dada em inglês.

Semana Unificada da Consciência Negra de 21 a 25/11

semana-consciencia-negra-2016_ver-sem-bandeira-4Foi aberta nesta segunda-feira, 21/11/16, e se estende até sexta, 25/11/16, a Semana Unificada da Consciência Negra. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) é uma das entidades organizadoras.

A programação inclui sessões de vídeos com debates, oficinas, rodas de conversa, encontro de jongueiros e grupos culturais de Campos, contação de histórias, entre outras atividades.

Veja a programação completa aqui

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri