08/11/16

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, terça, 08 de novembro de 2016. Nº 3.641

Prêmio em Genética para aluno da UENF

Ronaldo, que estudou a vida toda em escolas públicas de Campos, diz que vai seguir na carreira científica

res_1474042726570Ele nasceu em Campos dos Goytacazes, cursou toda a vida escolar em escolas públicas e fez o ensino médio no Colégio Estadual Rotary II. Contrariando todos os prognósticos, Ronaldo da Silva Francisco Júnior obteve o prêmio de melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Genética Humana no Congresso Brasileiro de Genética, evento internacional realizado em Caxambu, Minas Gerais, de 11 a 14/09/16. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Genética.

Aluno do curso de Graduação em Ciências Biológicas da UENF, Ronaldo é bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/UENF, vinculado ao Núcleo de Diagnóstico e Investigação Molecular (NUDIM), do Laboratório de Biotecnologia (LBT) da UENF. O trabalho apresentado no Congresso aborda as modificações epigenéticas em genes do genoma humano que sofrem um fenômeno chamado imprinting genômico.

— O imprinting genômico é caracterizado pelo silenciamento de um dos alelos e a expressão de apenas um alelo de acordo com a origem parental. Nós, seres humanos, somos organismos diploides, ou seja, possuímos um conjunto de cromossomos vindos de nosso pai e outro conjunto de cromossomos vindos da mãe. Contudo aproximadamente 1% dos genes no genoma humano sofrem o imprinting genômico e alguns deles são associados a diversas doenças — explica.

Segundo Ronaldo, as doenças mais conhecidas, associadas ao imprinting genômico, são a Síndrome de Prader-Willi, caracterizada por sintomas como obesidade, hipogonodismo e hipotonia, e a Síndrome de Angelman, marcada pela expressão facial sorridente e fortes crises epilépticas. Ambas estão associadas à perda do imprinting genômico no cromossomo 15. Outras desordens no cromossomo 11 também foram associadas a este fenômeno: a Síndrome de Silver-Russel e a Síndrome de Beckwith-Wiedemann (BWS), que podem levar a malformações anatômicas e predisposição ao surgimento de tumores.

— A pesquisa visa identificar, nesta etapa, um panorama amplo dos mecanismos básicos de regulação epigenética de proteínas histonas dos genes imprintados ainda não entendidos, com o potencial para desenvolvimento de estratégias de biotecnologia molecular para identificação, prognóstico e diagnóstico de doenças associadas ao imprinting genômico a partir do rastreio de marcas epigenéticas, uma vez que essas doenças não seguem um padrão Mendeliano de herdabilidade — explica.

img_20160914_203320Ronaldo conta que a paixão pela área surgiu quando ainda estava no 3º ano do ensino médio e começou a aprender sobre Genética. No 2º período da Graduação, ele conheceu o Núcleo de Diagnóstico e Investigação Molecular da UENF (NUDIM), onde vem desenvolvendo sua pesquisa. Ronaldo está determinado a seguir na carreira científica.

— Tenho me preparado para isso participando de diversos cursos na área em grandes instituições, como USP, Unicamp, Fiocruz e LNCC, para aprimorar meus conhecimentos e ajudar no desenvolvimento da minha pesquisa — conta Ronaldo, acrescentando que foi coautor de um trabalho publicado na revista PLOS ONE oriundo da tese de doutorado do Dr. Antonio Francisco Alves da Silva, anteriormente premiado no mesmo evento, intitulado: “Trisomy 21 Alters DNA Methylation in Parent-of-Origin-Dependent and -Independent Manners

Ronaldo contou com a colaboração dos alunos de Iniciação Científica-IC (voluntários sem bolsa) Jozimara Teixeira de Souza de Souza e Cleiton Figueiredo Osorio da Silva, além do bolsista IC PIBIC Douglas Terra Machado. Ronaldo é coorientado pelo Dr. Filipe Brum Machado e orientador pelo professor do Laboratório de Biotecnologia da UENF (LBT), Dr. Enrique Medina-Acosta.

Pós-Graduação em Engenharia Civil: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UENF, nos níveis de mestrado e doutorado, referentes ao 2º semestre de 2016 e ao 1º semestre de 2017.

Para o 2º semestre de 2016, as inscrições podem ser feitas até 11/11/16. Já para o 1º semestre de 2017, o prazo de inscrições termina em 02/12/16.

Veja mais informações nos Editais:

Edital do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – 2º semestre de 2016

Edital do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – 1º semestre de 2017

Inscrições para Mestrado em Engenharia de Produção

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UENF está com inscrições abertas até 02/12/16 para o 1º semestre de 2017. Estão sendo oferecidas 22 vagas, em nível de mestrado, nas áreas de Pesquisa Operacional e Gerência de Produção.

Veja mais informações no Edital.

Revista de Extensão tem novo número

capa-1Já está no ar a nova Edição da Revista de Extensão “Estendendo Conhecimento para o Bem-Estar Social”. Com periodicidade quadrimestral, a Revista tem como objetivo divulgar resultados de ações extensionistas (artigos científicos e relatos de experiências).

Nesta Edição, a Revista traz seis artigos e quatro relatos de experiência, sobre os mais variados temas. A Revista tem como Editor Responsável o professor Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção da UENF (LEPROD). O Comitê Editorial é composto pelos professores Alcimar das Chagas Ribeiro, Fábio da Costa Henry, Jonas Alexandre, Maria Clareth Gonçalves Reis, Paulo Roberto Nagipe da Silva, Renato Da Matta e Ronaldo Novelli. O projeto gráfico é de Diego Melo Gomes.

Acesse aqui.

XI Jornada da Língua Portuguesa nesta quarta na UENF

794781fa94f746e7fcb2a1a04b776de8Nesta quarta feira, 09/11/16, a UENF sediará, pela 3ª vez, a Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa, que esta na sua XI edição. O evento é Interdisciplinar e de âmbito nacional e será realizado das 8h às 18h no Centro de Ciências do Homem (CCH). A coordenação do evento espera mais de 100 pessoas, entre elas alunos e profissionais. A abertura está marcada para as 9h, no Auditório do CCH.

— O evento é para toda comunidade de alunos e profissionais. As inscrições para a participação podem ser realizadas no site www.filologia.org.br. — explica a coordenadora do evento, professora Eliana Crispim .

Dentre os professores convidados, destacam-se: Ana Lúcia Monteiro e Patrícia Teles Álvaro, que participam da mesa redonda sobre o tema “Linguística, cognição e semiótica” a partir das 9h30. Também estarão presentes os professores Ana Lúcia Lima da Costa e Pedro Wladimir do Vale Lira, na mesa-redonda “Língua e Literatura”, às 10h45.

A Jornada foi criada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos em comemoração ao Dia Nacional da Língua Portuguesa, e ocorre no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH/UENF).

Veja a programação completa aqui. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri