03/11/16

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, quinta, 03 de novembro de 2016. Nº 3.639

Novo espaço lúdico para crianças

UENF inaugura brinquedoteca e renova disposição de enfrentar efeitos da crise fiscal do Estado

brinquedoteca-2Em cerimônia simples, mas recheada de simbolismo, a UENF inaugurou nesta segunda, 31/10/16, a Brinquedoteca do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL/CCH). Instalada com recursos da Faperj, a nova estrutura vai proporcionar a estudantes de Pedagogia da Universidade e a profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental uma série de oficinas de criação pedagógica, encontros, exposições, oficinas de música, dança, jogos dramáticos, contação de estórias e artes visuais.

— Será um espaço rico em estímulos prazerosos para crianças na faixa etária entre três e dez anos das escolas públicas e privadas de Campos e cidades vizinhas — explica a professora Maria Clareth Gonçalves Reis, coordenadora do projeto. Para Clareth, a brinquedoteca também pretende proporcionar às crianças o acesso ao “mundo mágico do brincar” e a valorização do brinquedo como fonte de desenvolvimento do conhecimento, da autonomia, da autoestima, do equilíbrio e do respeito ao outro e às regras.

Persistência em meio à crise – Saturada de ouvir falar em crise fiscal e sentir seus efeitos, a comunidade universitária se fez presente à inauguração e renovou suas disposições de seguir construindo a Universidade. Tem sido assim a cada evento importante realizado ao longo do ano, como as recentes mostras de Extensão e Pós-Graduação e a Semana Acadêmica Unificada.

— Depois de um dia cinzento, estamos aqui neste espaço colorido e com o céu azul — disse a vice-reitora Teresa Peixoto ao declarar aberta a brinquedoteca. Em seguida, o grupo seguiu para a sala “Boi Pintadinho” para ouvir contação de histórias com a professora Sylvia Paes, autora de vários livros infantis. A inauguração teve ainda música e outras atividades culturais.

brinquedoteca-1

A professora Sylvia Paes, autora de livros infantis, contou histórias

Também o diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Marcelo Gantos, acentuou o caráter “material e simbólico” da conquista, que envolveu esforços de muita gente. Previu a vinda de novos dias difíceis e deixou claro que a Universidade vai precisar cada vez mais da presença de técnicos, estudantes e professores para continuar a superá-los.

Enquanto o financiamento do custeio da Universidade não se normalizar, a brinquedoteca vai abrigar atividades específicas, com grupos e horários previamente definidos. Quando se restabelecerem plenamente os serviços de segurança e limpeza, a estrutura permanecerá aberta à visitação ao longo do dia. Uma página na internet, em fase de construção, trará informações gerais sobre o projeto e sobre a agenda de visitas brincantes, que serão abertas no momento oportuno.

Além de professores, técnicos e estudantes dos diversos Centros da UENF e de representantes da Educação Infantil do Isepam, a inauguração teve a presença do reitor Luís Passoni; dos pró-reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Vieira da Motta; de Graduação, Marina Suzuki; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues; e da secretária Geral, Maria Beatriz Pessanha Boeschenstein. Coordenadores de curso — como Eliana Crispim, da Pedagogia —, chefes de laboratório (como Bianka Pires, do LEEL/CCH) e o ex-reitor Silvério de Paiva Freitas também marcaram presença.

Doutorando da UENF premiado em evento na China

angelo-apresentando

Ângelo enquanto apresentava seu trabalho

O doutorando da UENF Angelo Schuabb Heringer, do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral na 2016 International Academic Conference for Graduate Students (2016 IACGS), que foi realizada entre 16 e 19 de outubro de 2016 em Nanjing, na China.

A Nanjing Agricultural University (NAU) é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino e pesquisa na área de ciências agrícolas na China. A 2016 IACGS foi organizada pela Graduate School and College of Horticulture da NAU, como forma de promover as iniciativas de internacionalização.

Os estudantes selecionados para participar tiveram todas as despesas financiadas pelo evento, que contou com estudantes de pós-graduação de todo mundo, com trabalhos em horticultura a fim de compartilhar suas ideias e experiências através de apresentações orais e discussões.

premio-aluno-vanildo

Cerimônia de Premiação

O trabalho premiado na 2016 IACGS, intitulado “Comparative proteomics analysis of the effect of combined red and blue lights on sugarcane somatic embryogenesis”, teve como foco a utilização da abordagem de análise proteômica comparativa durante a embriogênese somática de cana-de-açúcar, visando à otimização das fases de maturação e conversão de embriões somáticos sob diferentes comprimentos de onda de lâmpadas LED aliados ao sistema de imersão temporária.

Angelo é orientado do professor Vanildo Silveira, do Laboratório de Biotecnologia do CBB/UENF, e atua na área de Biotecnologia Vegetal e Proteômica Comparativa de Plantas na Unidade de Biologia Integrativa da UENF.

Cenário político em debate hoje na Villa Maria

img_3303-webSerá realizado nesta quinta-feira, 03/11/16, às 18h, na Casa de Cultura Villa Maria  debate sobre as eleições municipais de 2016: “Mudanças locais e realinhamentos nacionais”. O evento reunirá seis pesquisadores e observadores do sistema político local, regional e nacional e contará com o lançamento do livro “Eleições e Financiamento de Campanhas no Brasil”, do professor Vitor Peixoto, publicado pela editora Garamond com financiamento da Faperj. A organização é do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF.

O debate será mediado pela socióloga Luciane Soares (UENF) e terá os seguintes debatedores: Alexandre Bastos (Folha da Manhã), Brand Arenari (UFF), Heloiza Manhães, Hugo Borsani, Roberto Dutra e Vitor Peixoto (todos do CCH/UENF).

Veja mais informações aqui. 

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri