31/10/16

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, segunda, 31 de outubro de 2016. Nº 3.637

UENF debate cenário político pós-eleições

cartaz_uenf_debate_1-netCientista político lança na Villa Maria livro sobre financiamento de campanhas

As mudanças locais e os realinhamentos nacionais resultantes das eleições municipais deste ano estarão em debate na próxima quinta-feira, 03/11/16, a partir das 18h, na Casa de Cultura Villa Maria. O evento reunirá seis pesquisadores e observadores do sistema político local, regional e nacional e contará com o lançamento do livro “Eleições e Financiamento de Campanhas no Brasil”, do professor Vitor Peixoto, publicado pela editora Garamond com financiamento da Faperj. A organização é do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF.

O debate será mediado pela socióloga Luciane Soares (UENF) e terá os seguintes debatedores: Alexandre Bastos (Folha da Manhã), Brand Arenari (UFF), Heloiza Manhães, Hugo Borsani, Roberto Dutra e Vitor Peixoto (todos do CCH/UENF).

— Não vai ser um debate estritamente acadêmico, mas uma conversa aberta a todos os interessados em interpretar o cenário e atuar em tempos de crise e mudança — explica Luciane Soares.

Marco importante – Além de pôr à prova novas regras de financiamento, as eleições municipais de 2016 se destacam pela enorme importância atribuída a questões políticas nacionais no comportamento de políticos e eleitores. Embora todas as eleições municipais sejam consideradas importantes na definição do quadro em níveis estadual e nacional, estas ocorrem em meio a um cenário de crise, ruptura e incerteza inédito desde a promulgação da Constituição de 1988.

Entre os indicadores de realinhamentos mais visíveis estão as mudanças políticas ocorridas em Campos, onde a eleição em primeiro turno do prefeito Rafael Diniz (PPS) interrompe longo ciclo de poder do grupo do ex-governador Anthony Garotinho, e no Rio de Janeiro, onde os grandes partidos ficaram fora do segundo turno.

Em ambiente de muita interação, o debate tem a missão de ajudar a responder uma série de questões. Por exemplo, qual a amplitude, a intensidade e o significado das transformações políticas em curso? Quais as estruturas e expectativas que vão orientar o comportamento de políticos, eleitores, financiadores, organizações e movimentos da sociedade civil nos próximos meses e anos?

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003