25/10/16

Campos dos Goytacazes, terça, 25 de outubro de 2016. Nº 3.636

Primeiro Edital da Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal

posEstão abertas até 04/11/16 as inscrições para o primeiro Edital do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF. O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) numa área de fronteira da inovação, a Biotecnologia Vegetal.

O profissional receberá conhecimentos quanto à caracterização da biodiversidade, com ênfase à prospecção genes, proteínas e metabólitos secundários; bem como sobre a detalhada investigação dos processos biológicos, incluindo técnicas de genômica, transcritômica, proteômica, metabolômica e bioinformática; e a aplicação de tecnologias, como a micro-propagação, a engenharia genética e a biologia sintética, que resultem na geração de produtos de relevância para a agropecuária, a indústria, a medicina e o meio ambiente.

O profissional egresso do programa possuirá formação diferencial nas áreas de Empreendedorismo e Gestão de Projetos Biotecnológicos que, somadas à área de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, fornecerão competência para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, e sua inserção no mercado.

Veja aqui o Edital.

Mais informações: http://uenf.br/posgraduacao/biotecnologia-vegetal/ Contato: Prof. Gonçalo (coordenador) 86023; goncalos@uenf.br

Pesquisas do NUDIM são premiadas em Congresso Médico de Campos

henrique

Professor Henrique Medina, diretor do NUDIM. (Foto: Boletim da Faperj)

Duas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Diagnóstico e Investigação Molecular da UENF (NUDIM) foram premiadas na categoria apresentação oral com o segundo e terceiro lugares no XVII Congresso Médico Cidade de Campos. O acadêmico Vladimir Gomes Alves Júnior, bolsista IC-FAPERJ e a professora Regina Célia de Souza Campos Fernandes apresentaram os seguintes trabalhos, sob a supervisão do professor Enrique Medina-Acosta, do Laboratório e Biotecnologia (LBT) e diretor do NUDIM:

• Mutação causadora de imunodeficiência primária – c.21G>A no gene IL12RB1 – é de origem caucasiana. Vladimir Gomes Alves Júnior, Thais Louvain de Souza, Regina Célia de Souza Campos Fernandes, Enrique Medina-Acosta
  • Redução significativa na taxa de transmissão materno-infantil do HIV em Campos dos Goytacazes nos últimos 8 anos. Regina Célia de Souza Campos Fernandes, Thais Louvain de Souza, Enrique Medina-Acosta.

TEC Campos tem projeto aprovado pela Faperj

teccamposA Incubadora de Empresas TEC Campos, localizada dentro da área do campus Leonel Brizola da UENF, aprovou projeto no Edital Faperj Nº 12/2016, Programa de Apoio às Incubadoras e Aceleradoras de Empresas. O título do projeto é “Implantação e certificação do Cerne II na TEC Campos”.

A TEC Campos nasceu da parceria entre a UENF e o IFFluminense com outras instituições preocupadas com o desenvolvimento regional, como:  Fundenor, Fundação PRÓ-IFF, UFF, Fenorte, Sebrae, Acic, Firjan e PMCG.

O projeto em questão tem como objetivo principal a implantação e certificação Cerne II na TEC Campos. De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

A TEC Campos possui um histórico de sucesso com o sistema Cerne, já tendo passado por duas rodadas de auditorias e tendo sido muito elogiada por suas práticas desenvolvidas no Cerne I. Sendo assim, surge a necessidade de continuar a realizar este trabalho, inclusive evoluindo para o Cerne II como forma de melhorar ainda mais a solução ofertada às empresas incubadas.

Além de avançar na implantação do Cerne, este projeto visa ainda a obtenção de recursos operacionais para que a TEC Campos continue seu trabalho de estruturação e melhoria na qualidade de novos empreendimentos da região.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .