19/10/16

Campos dos Goytacazes, quarta, 19 de outubro de 2016. Nº 3.635

Inscrições para Pós-Graduação em Engenharia Civil

Estão abertas até 11/11/16 as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UENF, nas modalidades mestrado e doutorado, referentes ao 2º semestre de 2016.

Veja mais informações no Edital.

Reitor recebe pesquisadoras do Instituto Universitário de Lisboa

portugueses-2As pesquisadoras Graça Índias Cordeiro e Rita Ávila Cachado, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL), participaram de reunião, na tarde da última terça-feira, 18/10/16, com o reitor da UENF, Luís Passoni. Durante a reunião, foi discutido um acordo de cooperação entre as duas instituições.

Também estiveram presentes a vice-reitora, Teresa Peixoto;  o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palácio. além da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, Wânia Mesquita, e professores do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH).

Na parte da manhã, as pesquisadoras portuguesas participaram da mesa-redonda “Pesquisas etnográficas em perspectiva”, no miniauditório do CCH. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF,  discutiu cuidados éticos e procedimentos relativos à objetividade das pesquisas que envolvam grande proximidade entre o pesquisador e o campo ou a técnica da observação participante.

A vinda das pesquisadoras envolveu ainda esforços da PROPPG/UENF, Capes, Faperj e Fundação para Ciência e Tecnologia, de Portugal, além da própria UENF e ISCTE/IUL.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .