23/08/16

Campos dos Goytacazes, terça, 23 de agosto de 2016. Nº 3.623

Comunidade acadêmica discute funcionamento da UENF

web

O reitor Luis Passoni (esquerda) e Raul Palacio falaram à comunidade acadêmica

Com o anfiteatro do Centro de Convenções lotado por alunos, professores e servidores técnico-administrativos, foi realizada na tarde/noite de ontem, 22/08/16, uma reunião geral com o reitor da UENF, Luís Passoni, com o objetivo de discutir a situação da Universidade e o retorno às aulas. O reitor ressaltou que a reunião foi uma sugestão do Conselho Universitário (Consuni), realizado na última sexta-feira, 19/08/16. O objetivo foi esclarecer dúvidas e discutir possíveis caminhos para manter a Universidade funcionando, tendo em vista a greve dos vigilantes, que estão mantendo desde sexta-feira apenas 30% de seu efetivo.

O reitor disse que a UENF continua sem receber recursos do Governo do Estado, situação que vem se arrastando desde outubro do ano passado. Segundo Passoni, a dívida da UENF com fornecedores, concessionárias e empresas terceirizadas cresce em aproximadamente R$ 2 milhões por mês. Ele observou que a dívida com as empresas terceirizadas já dura sete meses.

— Só conseguimos pagar uma nota fiscal das empresas terceirizadas graças aos recursos doados pela Alerj. Estes recursos nos ajudaram a respirar um pouco, mas já acabaram. A única coisa boa desse período é que, se em janeiro as bolsas dos estudantes tinham três meses de atraso, hoje estão em dia. Com isso, a greve dos estudantes foi encerrada — disse.

Passoni lembrou que a greve dos professores foi encerrada (substituída por “estado de greve”) em virtude de uma promessa do Governo de encaminhar uma proposta à categoria, o que resultou na elaboração de um novo calendário, com início das aulas previsto para ontem, 22/08/16. No entanto, logo depois os vigilantes entraram em greve. Os técnicos, por sua vez, continuam em greve.

web2

Gilberto Gomes, representando o DCE

— Até o final da semana teremos uma reunião extraordinária do Consuni para tratar da questão do funcionamento da Universidade durante este período de greve dos vigilantes. Nossa intenção é manter as atividades acadêmicas funcionando, no limite do possível. Sabemos que sem o trabalho dos técnicos isso poderá ser inviabilizado, mas temos esperanças de que o Governo faça a sua parte — disse o reitor.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio, informou que a Reitoria está solicitando o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, para tentar minimizar o problema da falta de vigilantes. No entanto, admitiu que não há como garantir plena segurança no campus.

— Nossa disposição, porém, é de fazer valer o calendário. Por isso recomendamos que as aulas fiquem centralizadas em poucos prédios e que os alunos evitem andar sozinhos e andem em grupos. Nosso compromisso com os terceirizados é bem claro, por isso que eles ainda estão trabalhando. Assim que tivermos dinheiro, eles serão os primeiros a serem pagos — disse.

Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da UENF (Aduenf), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), além de estudantes, professores e técnicos, também se manifestaram.

Resultado Final do Edital do PIBID

A Coordenação do PIBID/UENF divulga o resultado final da seleção de bolsistas – Edital 04/2016.

Veja aqui.

Abertas inscrições para a XVI Mostra de Pós-Graduação da UENF

Submissões de trabalho até 16 de Setembro
Tradicionalmente realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em conjunto com a Mostra de Extensão da UENF, do IFF e da UFF, a XVI Mostra de Pós-Graduação esse ano  traz duas novidades: a participação dos Programas de Pós-Graduação do IFF e da UFF e a submissão de trabalhos on line.
Seguindo a proposta da SNCT, os eventos conjuntos terão como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. A programação contará com atividades acadêmicas, apresentação dos trabalhos de Extensão e Pós-Graduação, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições, filmes e lançamento de livro.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.

Principais datas:

– Submissão de resumos dos trabalhos: 15/08/2016 a 16/09/2016;

– Inscrições nos minicursos e oficinas: 12/08/2016 a 30/09/2016;

– Inscrições nas demais atividades do evento: 12/08/2016 a 12/10/2016;

– Realização do evento: 17/10/2016 a 21/10/2016.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)