22/08/16

Campos dos Goytacazes, segunda, 22 de agosto de 2016. Nº 3.622

Nota da Reitoria da UENF

Retomamos hoje as atividades acadêmicas na UENF e, se tudo correr bem, encerraremos o primeiro semestre de 2016 em 22 de dezembro. No entanto, a crise que se abate sobre a Universidade ainda não deu qualquer sinal de que chegou ao fim. Até o momento, não recebemos nenhuma cota financeira relativa à manutenção da Uenf, nem foram equacionadas as demandas dos movimentos reivindicatórios.

É bem verdade que as bolsas estudantis, que tinham atraso de três meses, foram colocadas em dia, fato que originou o fim da greve dos estudantes. Por sua vez, o movimento docente suspendeu a greve em função de uma promessa, ainda a ser cumprida pelo Governo do Estado. Mas o pessoal técnico administrativo permanece em greve. Sem o retorno à normalidade das atividades administrativas, será impossível o funcionamento pleno da nossa Universidade.

O correto funcionamento da Universidade depende de uma série de ações em que cada indivíduo, ou conjunto de indivíduos, realiza sua parte de forma ordenada e sequencial. Um processo pode até se iniciar em um determinado momento, em um determinado setor, mas não irá chegar ao final se não houver o comprometimento e a ação de todas as partes envolvidas.

As reivindicações dos servidores técnicos administrativos da Uenf são justas e razoáveis, os salários praticados estão muito defasados, e o auxilio alimentação é o mesmo há quase 10 anos.

Diante deste quadro, a crise por que passa a Universidade ainda está longe de ser superada. O reinício das atividades acadêmicas não é garantia da sua conclusão; é fundamental que o Governo do Estado atenda minimamente às reivindicações e às necessidades de financiamento da Universidade.

Luís Passoni – reitor da Uenf

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)