12/08/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 12 de agosto de 2016. Nº 3.618

UENF completa 23 anos de existência

uenfEm 16 de agosto de 1993, começava a se tornar realidade um sonho antigo dos campistas: a Universidade Estadual do Norte Fluminense  Darcy Ribeiro (UENF). Para marcar os 23 anos da UENF, a Reitoria programou um dia inteiro de visitas ao campus universitário. É o “UENF de Portas Abertas”, a ser realizado nesta segunda-feira, 15/08/16, das 9h às 17h.

– Convidamos todos aqueles que ainda não conhecem o campus da UENF a participarem deste dia de congraçamento. Diversos setores da Universidade estarão de portas abertas, com funcionários preparados para receber os visitantes. A UENF é um patrimônio de Campos e da região e queremos que a comunidade local esteja efetivamente aqui dentro – disse a vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto, que está à frente da organização do evento.

Dentre os locais a serem abertos à visitação nesta segunda, estão: Casa de Cultura Villa Maria, Centro de Convenções, Hospital Veterinário, Museu Anatômico, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica, Herbário, Espaço da Ciência, Oficina do Projeto de Extensão ‘Caminhos de Barro’, entre outros espaços.

Como parte da programação de aniversário será exibida, na segunda-feira, uma mostra de documentários sobre Darcy Ribeiro, idealizador da UENF. E na terça-feira, 16/08, será realizada uma Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (Consuni) em homenagem aos 23 anos da Universidade, com a presença de diversas autoridades.

Veja a programação completa:

15/08 (Segunda-feira)
9h às 17h –  Uenf de Portas Abertas: visitas guiadas aos diversos espaços da UENF
Centro de Convenções, Hospital Veterinário, Casa Ecológica, Espaço da Ciência, Herbário, Centrífuga Geotécnica, Emário, Projeto Caminhos de Barro etc
– Obs. Reservas de grupos podem ser feitas pelo email conhecendoauenf@uenf.br
14h às 18h – UENF de Portas Abertas – Casa de Cultura Villa Maria
Pé de que? – Leitura nos jardins da Casa de Cultura Villa Maria. Livros disponíveis para leitura sob as árvores da Villa.
Polo Arte na Escola – Lápis, tinta e papel para que os interessados expressem artisticamente o belo cenário da Villa Maria e Quadrilátero.
Visitação do Acervo Fonográfico e Audição – Visita ao acervo com audição de fonogramas.
9h às 17h – Mostra de documentários científicos e sobre Darcy Ribeiro – Sala de Cinema do Centro de Convenções. Veja aqui a programação da  Mostra.
16/08 (Terça-feira)
9h – Hasteamento das Bandeiras na entrada do campus Leonel Brizola
10h – Inauguração da foto do ex-reitor Silvério de Paiva Freitas na Galeria dos Ex-reitores da UENF, prédio da Reitoria
11h30 – Almoço de Aniversário no Bandejão (menu especial e bolo), com roda de capoeira e homenagem ao Mestre Peixinho, que completa 21 anos contribuindo com a extensão na UENF para a valorização e difusão da cultura afrobrasileira
15h – Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer
21/08 (Domingo)
8h às 13h – Domingo no Parque da UENF na área externa arborizada no entorno da quadra do CCH, com piquenique e atrações culturais(dirigida à comunidade interna da UENF e seus familiares)
25/08 (Quinta-feira)
19h – Festa caipira na quadra do prédio do CCH (dirigida à comunidade interna da UENF e seus familiares).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)