08/08/16

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, segunda, 08 de agosto de 2016. Nº 3.615

ProPPG emite nota sobre o corte de bolsas de IC pelo CNPq

O Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou na última terça-feira, 02/08, o resultado do processo de avaliação dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica para o período 2016-2018. Houve corte médio de 20% no total de bolsas nos programas PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM. Tomando-se como exemplo, no segmento PIBIC, para o biênio 2014-2016 foram concedidas 24.265 bolsas, enquanto para o biênio 2016-2018 o número é de 19.122 bolsas. No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o corte atingiu cerca de 30%: de 3.184 bolsas no último biênio, passou para um total de 2.195 bolsas. O corte não foi anunciado oficialmente pelo CNPq e na página da agência uma nota afirma que “havendo incremento orçamentário, mais bolsas poderão ser concedidas”.

Na UENF houve corte de 20% envolvendo os três segmentos, PIBIC, PIBITI e PIBIC Af, nas bolsas que seriam utilizadas para pagamento de estudantes em projetos de pesquisa desenvolvidos na UENF de agosto de 2016 a Julho de 2018.

— Tomamos conhecimento do corte de bolsas em nosso Programa no dia 02/08/2016, ao acessarmos a página do CNPq, e ficamos surpresos com o resultado, pois a recomendação dos avaliadores ad hoc após a realização do VIII CONFICT foi de aumento em nossa cota de bolsas. Porém, o que se viu foi um corte de cerca de 20% nas bolsas, considerando todos os Programas mantidos pela UENF (PIBIC, PIBIT e PIBIC Af). Imediatamente tentamos levantar informações junto a outras instituições e assim descobrimos que o corte tinha sido geral e as porcentagens variaram bastante. Algumas instituições tiveram corte de mais de 50% em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).  Já apresentamos nosso pedido de reconsideração junto ao CNPq. Essa situação é altamente preocupante, pois é mais uma ação que compromete o futuro da pesquisa, da formação de recursos humanos e do desenvolvimento do País. É inaceitável que um dos Programas mais exitosos do CNPq seja atingido dessa forma — manifestou-se a professora Rosana Rodrigues, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF.

— Nossa primeira preocupação depois de constatado que o corte era geral, foi resolver a situação dos nossos estudantes. Estávamos nos organizando para o lançamento de um Edital chamado IC – Nota 10, a fim de estimular nossos melhores alunos. Agora, parte dos recursos destinados a esse edital será usado para absorver na folha da UENF os bolsistas que não terão mais a bolsa do CNPq. Os critérios para indicação dos alunos que passarão de bolsa CNPq para UENF levaram em conta a nota do relatório anual apresentado para renovação da bolsa e a classificação geral do estudante, no ranqueamento feito pelo processo seletivo. Os estudantes e orientadores já foram comunicados e estamos tomando as providências cabíveis. O importante é que nenhum estudante, orientador ou projeto será prejudicado nesse momento — ressaltou a Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da UENF, professora Maria Cristina Gaglianone.

Reitor da UFRJ visita a UENF

reitor da UFRJ-menor

Teresa, Leher, Passoni, Marina e Raul se reuniram na Reitoria

A UENF recebeu na última quinta-feira, 04/08/16, a visita do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher. Ele foi recebido pelo reitor da UENF, Luís Passoni; a vice-reitora, Teresa de Jesus Peixoto Faria; a pró-reitora de Graduação, Marina Satika Suzuki; e o chefe de Gabinete da Reitoria, Luís Ernesto Palacio.

— Leher veio para uma visita de cortesia, na qual expressou sua solidariedade neste momento extremamente dificil por que passa a UENF e a intenção de estreitar laços de colaboração entre as duas Universidades — disse Passoni.
Após uma reunião no Gabinete da Reitoria, o reitor da UFRJ foi levado a conhecer os diversos setores do campus universitário.

Workshop reúne pesquisadores da UENF e da FMC

menor

O workshop foi realizado no auditório do P4 (Foto: Alexsandro Cordeiro)

Com a participação de pesquisadores da UENF e da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), foi realizado na última quinta-feira, 04/08/16, na UENF, o Workshop UENF – FMC: Prospectando parcerias em ciência, tecnologia e inovação. O evento teve por objetivo aproximar os pesquisadores das duas instituições e prospectar oportunidades para parcerias público-privadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde.

Ao abrir o workshop, o reitor da UENF, Luís Passoni, ressaltou que apesar da crise financeira, a Universidade vem se esforçando para continuar  suas atividades.

— Espero que daqui deste evento saiam novas colaborações que venham a estreitar o relacionamento entre a UENF e a FMC — disse o reitor.

Participaram do workshop pesquisadores dos Centros de Biociências e Biotecnologia (CBB), Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e Ciência e Tecnologia (CCT). A primeira palestrante foi a professora Olga Lima Tavares Machado, que abordou o tema “Caracterização de alérgenos de oleaginosas, identificação de epitopos alergênicos e desenvolvimento de novas abordagens para prevenção e tratamento de alergia”.

Também participaram do workhop, como palestrantes, os professores Milton Masahiko Kanashiro, Renato Augusto DaMatta, Álvaro Fabrício Lopes Rios, Thiago Motta Venâncio, Arnoldo Rocha Façanha (CBB), Jan Schripsema, Maria Priscila P. de Castro, Edmilson José Maria, Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Maria Cristina Canela (CCT), Olney Vieira da Morra, Richard Ian Samuels, Adriano Rodrigues e Gerson Adriano Silva (CCTA).

O workshop é fruto de um contato entre dirigentes da FMC e a Reitoria da UENF, com o objetivo de estabelecer parcerias com professores da UENF na área da saúde. Dentre as tratativas, ficou acordado que a próxima edição do evento, ainda em 2016, envolverá exclusivamente os professores do Centro de Ciências do Homem (CCH) e da FMC.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)