05/08/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 05 de agosto de 2016. Nº 3.614

UENF de ‘portas abertas’ no aniversário de 23 anos

menor

Entrada do campus Leonel Brizola, da UENF (Foto: Alexsandro Cordeiro)

A UENF se prepara para comemorar os seus 23 anos de existência, no próximo 16/08, com uma extensa programação. O foco central é trazer a comunidade externa para dentro do campus universitário, bem como promover o congraçamento daqueles que diariamente se empenham em tornar a Universidade cada vez mais forte: alunos, professores e técnicos-administrativos. Uma novidade é o “UENF de Portas Abertas” — um dia inteiro de visitações aos diversos setores da Universidade, a ser realizado na segunda-feira, 15/08.

— Apesar da crise financeira pela qual a UENF está passando, vamos comemorar com muita alegria os seus 23 anos de presença, de integração com a comunidade e de contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da região. Ainda temos um grande futuro pela frente e potencial para contribuir ainda mais para o crescimento da região — diz a vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto, que está na organização da progamação do aniversário da Universidade.

Dentre os locais a serem abertos à visitação na segunda, 15/08, estão: Casa de Cultura Villa Maria, Centro de Convenções, Hospital Veterinário, Museu Anatômico, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica, Herbário, Espaço da Ciência, Oficina do Projeto de Extensão ‘Caminhos de Barro’, entre outros espaços. Visitas em grupos podem ser agendadas através do email conhecendoauenf@uenf.br

Na terça-feira, dia do aniversário da UENF, a programação começa às 9h, com Hasteamento das Bandeiras na entrada do campus. Às 10h, haverá a cerimônia de inauguração da foto do ex-reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, na Galeria dos Ex-reitores, no prédio da Reitoria. E às 11h30, será realizado o Almoço de Aniversário no Bandejão, com menu especial e bolo, além de roda de capoeira em homenagem ao Mestre Peixinho. A Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) está marcada para as 15h, no Centro de Convenções.

Veja a programação completa:

15/08 (Segunda-feira)
9h às 17h –  Uenf de Portas Abertas: visitas guiadas aos diversos espaços da UENF
Centro de Convenções, Hospital Veterinário, Casa Ecológica, Espaço da Ciência, Herbário, Centrífuga Geotécnica, Emário, Projeto Caminhos de Barro etc
– Obs. Reservas de grupos podem ser feitas pelo email conhecendoauenf@uenf.br
14h às 18h – UENF de Portas Abertas – Casa de Cultura Villa Maria
Pé de que? – Leitura nos jardins da Casa de Cultura Villa Maria. Livros disponíveis para leitura sob as árvores da Villa.
Polo Arte na Escola – Lápis, tinta e papel para que os interessados expressem artisticamente o belo cenário da Villa Maria e Quadrilátero.
Visitação do Acervo Fonográfico e Audição – Visita ao acervo com audição de fonogramas.
9h às 17h – Mostra de documentários científicos e sobre Darcy Ribeiro – Sala de Cinema do Centro de Convenções. Veja aqui a programação da  Mostra.
16/08 (Terça-feira)
9h – Hasteamento das Bandeiras na entrada do campus Leonel Brizola
10h – Inauguração da foto do ex-reitor Silvério de Paiva Freitas na Galeria dos Ex-reitores da UENF, prédio da Reitoria
11h30 – Almoço de Aniversário no Bandejão (menu especial e bolo), com roda de capoeira e homenagem ao Mestre Peixinho, que completa 21 anos contribuindo com a extensão na UENF para a valorização e difusão da cultura afrobrasileira
15h – Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer
21/08 (Domingo)
8h às 13h – Domingo no Parque da UENF na área externa arborizada no entorno da quadra do CCH, com piquenique e atrações culturais(dirigida à comunidade interna da UENF e seus familiares)
25/08 (Quinta-feira)
19h – Festa caipira na quadra do prédio do CCH (dirigida à comunidade interna da UENF e seus familiares).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)