20/06/16

Campos dos Goytacazes, segunda, 20 de junho de 2016. Nº 3.602

SUPERARIO discute na UENF alternativas para o interior do Estado

superarioA UENF sediou na manhã desta segunda-feira, 20/06/16, o SUPERARIO Região Norte – Por uma Agenda de Desenvolvimento. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), integrou o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, que tem por objetivo recolher sugestões e propostas que possam contribuir com a retomada do crescimento econômico do Estado.

Ao participar da mesa de abertura, o reitor da UENF, Luís Passoni, disse que a sociedade precisa chegar a um consenso sobre o modelo de desenvolvimento necessário ao crescimento do País. Segundo Passoni, “é preciso que o progresso social atinja todos os cidadãos”. Ele também defendeu critérios melhores para a concessão de isenção fiscal no Estado.

– Isso só faz sentido para desenvolver regiões que têm o PIB per capita baixo. Nas regiões mais ricas não tem efeito propagador – disse.

A mesa de abertura contou ainda com a presença dos deputados Geraldo Pudim e Bruno Dauaire; do prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza (Neco); e dos presidentes das Câmaras Municipais de Campos, Édson Batista; e de São João da Barra, Aluizio Siqueira Filho.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “Alternativas de desenvolvimento para a Região Norte”, com a participação de Fernando José Coutinho Aguiar (presidente regional da Firjan), Gilberto Soares dos Reis (Coordenador da Região Norte do Sebrae), Ronaldo Bartolomeu dos Santos Jr. (Presidente do Sindicato Rural de Campos), Linovaldo Miranda Lemos (Professor do IFF), Roberta Del Giudice (BV Rio) e Alcimar das Chagas Ribeiro (UENF).

O professor Linovaldo defendeu uma maior participação da sociedade na administração pública, sugerindo a implantação do orçamento participativo.

– Estamos acostumados a trabalhar na perspectiva de espasmos de crescimento, sempre esperando que algo venha de fora para nos tirar da crise, que é constante – disse.

O presidente do Sindicato Rural de Campos lamentou os problemas financeiros que afetam a UENF e o Colégio Agrícola Antônio Sarlo, em decorrência da crise no Estado. Ele solicitou o apoio explícito da Alerj a esta questão.

– A UENF é vital para o interior do estado, assim como o Colégio Agrícola. É onde os filhos dos produtores rurais e de outros trabalhadores buscam ensino de qualidade. Não podemos permitir o aprofundamento da crise – afirmou.

Servidores da UENF realizaram uma manifestação de protesto no início do evento, realizado no Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Villa tem segunda Ciranda de Conversa nesta quinta

Ciranda Villa_2Será realizada nesta quinta-feira, 23/06/16, às 15h, na Casa de Cultura Villa Maria, a 2ª Ciranda de Conversa na Villa, uma iniciativa que tem por objetivo promover diálogos, laços e ações em prol da UENF. Neste segundo encontro, será dada continuidade ao tema “Universidade Brasileira: quais são os nossos valores?”.

O evento terá a participação dos professores Fernando Saboya de Albuquerque Júnior, do Laboratório de Engenharia Civil da UENF (LECIV) e Vitor de Moraes Peixoto, do Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE). O mediador será o jornalista Carlos Gustavo Sarmet Moreira Smiderle, que atua no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP).

01A primeira Ciranda foi realizada na última quinta-feira, 16/06/16, com a presença de professores, técnicos e estudantes. Participaram da Ciranda os professores Carlos Eduardo de Rezende, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA), e Messias Gonzaga Pereira, do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) da UENF.

A mediação do debate ficou a cargo do professor Leonardo Miguel, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL), que divide a organização do evento com os professores Carlos Gatts, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS), e Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA).

Veja o convite aqui

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)