17/06/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 17 de junho de 2016. Nº 3.600

Pesquisadores da UENF criam provador virtual de roupas

provador virtualEm um trabalho de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UENF, Élisson Michael Fernandes Meirelles Araújo desenvolveu um provador virtual de roupas, sob a orientação do professor Angelus G. P. da Silva, em cooperação com o professor Ítalo de Oliveira Matias, da Universidade Cândido Mendes.
Continue lendo em Ciência UENF.

Estudantes da UENF participam do Petrobowl na Argentina

Petrobowl1[1]

Equipe da UENF na etapa regional do Petrobowl realizada em Buenos Aires

Uma equipe formada por cinco alunos do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF participou em 04/06/16 da etapa regional da competição Petrobowl, realizada em Buenos Aires, Argentina. O Petrobowl é uma competição anual com estudantes de todo o mundo que é organizada pela Society of Petroleum Engineers (SPE). A competição é baseada num quiz de perguntas e respostas sobre aspectos técnicos e não técnicos da indústria de petróleo e gás natural. As equipes se enfrentam em partidas de 8 minutos e o vencedor é determinado por quem responde mais perguntas corretamente nesse tempo.Em Abril, a equipe da UENF participou do Petrogames, uma competição no mesmo estilo do Petrobowl, mas de cunho nacional. No Petrogames, a UENF competiu contra 20 equipes de universidades Brasileiras, dentre elas a UFRJ, UFF e USP. A UENF acabou saindo vencedora e conquistou um prêmio de 6 mil reais, o qual foi principal viabilizador da viagem para a etapa regional em Buenos Aires, uma vez que a equipe não recebeu nenhuma forma de patrocínio.
Petrobowl2[1]

Entrega do prêmio de primeiro lugar para a UENF no Petrogames, no Rio de Janeiro

Já na competição realizada na Argentina, a equipe da UENF ficou em quinto lugar de um total de 19 equipes de diversos países da América Latina. Algumas das equipes têm vários anos de experiência na competição, em contraste com a equipe da UENF, que participou da etapa mundial em Houston, Texas, em 2015, pela primeira vez, e participa agora pela segunda vez do Petrobowl.As duas primeiras colocadas na etapa regional (UFRJ e Universidad de Santander) foram contempladas com passagens aéreas e estadias para a etapa mundial, a ser realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A equipe da UENF aguarda por uma confirmação da organização da competição para saber se foram classificados para a etapa mundial.

Reunião do Conselho Universitário da UENF

20160617_100200Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17/06/16, no Centro de Convenções da UENF, mais uma reunião ordinária do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI). Na oportunidade, o reitor da UENF, Luís Passoni, informou que a verba doada pela Alerj já foi utilizada para o pagamento das PDs referentes às empresas terceirizadas, relativas ao mês de janeiro, além de outras contas miúdas.

– Foi pouco, mas conseguimos quitar as contas da White Martins do ano de 2016, o que nos permite conversar com a empresa na tentativa de retomar o fornecimento de gases – disse. Do montante de R$ 1,5 milhão doado pela Alerj, R$ 1,2 milhão foi utilizado para o pagamento das empresas terceirizadas.

Também foram relatadas as visitas feitas na quinta-feira, pelo reitor, à Finep e à Academia Brasileira de Ciências (ABC). Outro ponto abordado foi a ação movida pela Defensoria Pública de Campos, pedindo arresto para custeio mensal da Universidade, que foi negada pela Justiça.

O reitor informou que solicitou audiência com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, para tratar dos últimos decretos do Governo que afetam diretamente as universidades. Um é o corte de 30% no orçamento de todos os órgãos estaduais, em relação ao que foi liquidado em 2015. O outro é o que suspende por 12 meses os concursos e nomeações.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)